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22 Abril 2024 | AutoData EVENTO AUTODATA » SEMINÁRIO MEGATENDÊNCIAS 2024 mente, o que inclui a produção de leque de veículos híbridos e de motor que roda com etanol. A Toyota, pioneira nessa tecnologia, tem no seu escopo a nacionalização do conjunto híbrido flex, hoje importado do Japão, e o desenvolvimento de mais dois modelos de veículos, como o Yaris Cross e uma picape a serem produzidos em Sorocaba, SP. O diretor de comunicação Roberto Braun sustenta que esta tecnologia é muito prática por não impor mudança na rotina de quem conduz o veículo, com autonomia e sem a necessidade de infraestrutura externa de recarga, exceto para os plug-ins – que, a propósito, a Toyota está testando no País e também estuda localizar. Na Stellantis uma das apostas é a produção de sistema híbrido que rode com motor a etanol. A companhia tem como meta até 2030 concluir seu investimento e reduzir em 50% a liberação de CO2 no ciclo completo de sua frota brasileira. E, até 2038, zerar as emissões. É aguardada a apresentação de seu primeiro híbrido flex até o fim de 2024 e nos próximos sete anos serão lançados quarenta produtos, de novos modelos à renovação do portfólio atual. “Dos países em desenvolvimento talvez o Brasil seja o único com visão de curto, médio e longo prazos. Temos um mix de combustíveis de baixo carbono que nenhum outro lugar do mundo possui”, avaliou o vice-presidente de assuntos regulatórios da Stellantis América do Sul, João Irineu Medeiros. Nessa mesma linha o CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, anunciou que dos R$ 16 bilhões em investimentos anunciados pela empresa serão gerados dezesseis novos produtos até 2028. Todas as fábricas receberão novidades: dois novos carros em São Bernardo do Campo, SP, um em Taubaté, SP, uma picape em São José dos Pinhais, PR, um motor para sistema híbrido em São Carlos, SP, e uma nova plataforma, a MQB Hybrid – que vai servir para toda a gama de modelos híbridos da marca, incluindo sistemas leve, convencional ou plug-in, aliados à tecnologia flex. Possobom negou, contudo, o interesse da companhia em produzir carros Ciro Possobom, CEO Volkswagen do Brasil

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