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30 Abril 2024 | AutoData DESCARBONIZAÇÃO » ECONOMIA Síntese dos impactos econômicos acumulados - 2020 a 2050 Fonte/elaboração: LCA Consultores cadeia aumentaria quase R$ 2,4 trilhões com relação à realidade atual, de continuar produzindo somente carros a combustão. Na mesma comparação a convergência ao 100% elétricos reduziria o faturamento em R$ 5 trilhões. Outros achados socioeconômicos do estudo: em trinta anos os bioelétricos acrescentariam R$ 878 bilhões ao PIB brasileiro enquanto os elétricos retirariam R$ 1,9 trilhão, a arrecadação de impostos aumentaria R$ 318 bilhões com os híbridos e cairia R$ 679 bilhões com os carros a bateria, e a correlação com geração de empregos é de mais 1 milhão de vagas para produzir modelos bioelétricos contra o fechamento de 597,3 mil postos de trabalho na hipótese de se investir nos elétricos puros. EXPLICAÇÃO Coordenador do trabalho, o economista Luciano Coutinho, sócio da MTempo e ex-presidente do BNDES, explica as diferenças que pesam a favor dos híbridos: “Ao se produzir elétricos descarta-se toda a cadeia de produção necessária para fabricar motores a combustão, utiliza-se menos componentes e menos mão de obra, além de atualmente o País não produzir aqui baterias e não há nenhuma perspectiva no horizonte de fazer as células dessas baterias, que seguiriam sendo importadas [portanto sem agregar faturamento às empresas instaladas no País]. Já para fabricar híbridos agrega-se novos itens ao veículos sem descartar a rede produtiva já instalada”. Como mais de 80% da frota de veículos leves no Brasil tem motores flex e pode usar 100% de etanol, um biocombustível quase neutro em emissões de carbono já utilizado e largamente distribuído no País há mais de quarenta anos, faz muito mais sentido para o País apostar nos bioelétricos do que nos elétricos puros. Segundo Coutinho é exatamente isto que os fabricantes de veículos querem fazer: “Para fazer o estudo nós conversamos com diversos fabricantes e perguntamos para onde iriam os investimentos em descarbonização e quase todos responderam que vão seguir o caminho dos híbridos flex. Por isto este é o cenário mais provável que traçamos”. VANTAGEM AMBIENTAL Não se trata somente de vantagens socioeconômicas medidas em bilhões e trilhões de reais, mas os bioelétricos CONVERGÊNCIA GLOBAL: HÍBRIDOS VS. STATUS QUO (MOTOR A COMBUSTÃO) CONVERGÊNCIA GLOBAL: ELÉTRICOS VS. STATUS QUO (MOTOR A COMBUSTÃO) PRODUÇÃO TOTAL (BILHÕES) VALOR ADICIONADO AO PIB (BILHÕES) IMPOSTOS (BILHÕES) EMPREGO (PESSOAS) -R$ 5.047,74 R$ 2.368,67 -R$ 1.870,74 R$ 877,85 -R$ 678,88 R$ 318,57 -597.300 1.062.947

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