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48 Abril 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTOS Frabricante BMW BYD Caoa GM HPE Mitsubishi Hyundai GWM Valor R$ 500 milhões R$ 5,5 bilhões R$ 3 bilhões R$ 7 bilhões R$ 4 bilhões R$ 5,5 bilhões R$ 10 bilhões Período 2022-2024 2024-2030 2024-2028 2024-2028 2024-2032 2024-2032 2022-2032 Aplicação Modernização da fábrica de Araquari, SC, para produção de novas gerações dos modelos Série 3, X1, X3 e X4; montagem do X5 híbrido plug-in; incremento do centro de engenharia local para desenvolvimento de softwares e sistemas digitais. Compra das instalações industriais da Ford em Camaçari, BA, com construção de novos prédios; produção inicial de até 150 mil veículos/ano dos modelos elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus e do híbrido plug-in Song Plus; desenvolvimento de sistemas de propulsão híbridos flex. Modernização da fábrica de Catalão, GO, para lançamento de novos modelos Mitsubishi; desenvolvimento de sistemas de propulsão híbridos flex. Renovação do portfólio de produtos; desenvolvimento de novos sistemas de propulsão; modernização de fábricas Modernização e aumento de capacidade da fábrica de Anápolis, GO; lançamentos de novos modelos híbridos flex Chery e Hyundai; ampliação da capilaridade da rede de concessionárias Hyundai, Caoa Chery, Subaru e Ford. Renovação de portfólio de produtos; desenvolvimento de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. Compra das instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP; novos maquinários de produção; lançamentos do híbrido Haval H6 e do elétrico Ora 03; nacionalização de produtos a confirmar. Investimentos anunciados - Fabricantes de veículos leves Outra grande diferença de dez anos para cá é que as matrizes já não têm caixa para financiar os investimentos que as subsidiárias têm de fazer aqui. O máximo que poderão fazer é trazer para cá linhas de produção que estão sendo desmobilizadas na Europa ou Estados Unidos, o que também está contemplado pelo Mover: “Mas é necessário tomar cuidado para não sucatear o parque industrial com importação de equipamentos antigos”. CORRIDA AOS INCENTIVOS A necessidade de aportar no País investimentos bilionários com pouca ou nenhuma ajuda das matrizes deixaram os fabricantes de veículos mais interessados no Mover, pois poderão usar os incentivos fiscais do programa para financiar, ao menos em parte, as tecnologias que terão de desenvolver no País para atender às metas do próprio Mover e do Proconve L8, que traz obrigações mas não oferece benefícios tributários. Para financiar seus investimentos aqui, desta vez, a indústria automotiva precisará usar caixa próprio e linhas de financiamento – principalmente do BNDES que já destina R$ 300 bilhões para o programa NIB, Nova Indústria Brasil –, além da imprescindível ajuda de incentivos fiscais. Isto explica a pressão para aprovar o projeto de lei do Mover no Congresso em regime de urgência e a celeridade incomum do governo em editar regulamentações da legislação antes mesmo que ela fosse aprovada.

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