Em destaque

VW Caminhões e Ônibus avança na América Latina, África e Ásia

Plano de internacionalização segue acelerado e já há mais revendas fora do Brasil do que dentro do território nacional

São Paulo – O processo de internacionalização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, acelerado nos últimos anos, alcançou um feito de destaque: a rede de concessionárias no Exterior já é maior do que a no Brasil. São mais de duzentas em 35 mercados da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio e 150 no País.

Segundo Leonardo Soloaga, diretor de vendas para mercados internacionais da VW Caminhões e Ônibus, a aposta no crescimento externo seguirá em 2024, com a crença de que seus produtos se adaptam muito bem em países emergentes: “Temos muitas oportunidades ainda e a intenção, para o ano que vem, é aumentar a nossa presença no Oriente Médio”.

Aumentar a capilaridade de mercados onde a companhia está presente também faz parte do planejamento. Em 2023, por exemplo, a VWCO expandiu a operação em mercados relevantes, caso do México, que hoje possui uma rede de dezessete concessionárias, o segundo país com mais lojas fora do Brasil. Em primeiro lugar está o Peru, mercado importante da América Latina, segundo Soloaga, com vinte lojas. A Argentina dispõe de quinze concessionárias e uma fábrica, o Chile quinze revendas e o Uruguai catorze. 

Junto com o avanço das revendas onde a montadora já opera, Soloaga também ressaltou os bons resultados conquistados em mercados da África, que estão puxando um novo projeto para a região, ainda mantido sob segredo mas que, garante, em breve poderá ser divulgado. Em Angola a VWCO possui 30% de participação e já entregou mais de 10 mil veículos desde que começou sua operação. Gana, África do Sul e Costa do Marfim também são países relevantes, onde quer expandir seus negócios. 

Na Ásia, onde a VWCO inaugurou uma fábrica nas Filipinas, outras regiões também são objeto de interesse, como o Sudeste Asiático, mas este plano é de médio prazo, segundo o diretor: “Para concorrer localmente será necessário desenvolver fornecedores e ter uma unidade de produção local, porque para operar como importador os custos acabam com a competitividade. A região tem veículos muito competitivos”.

A importância de aumentar suas exportações a partir do Brasil, assim como construir fábricas em outros países, é a menor dependência de negócios gerados apenas no Brasil, construindo uma base sólida de vendas externas para compensar sua produção quando o mercado brasileiro não vai bem.

Internacionalização eletrificada

A VWCO também está avançando com o e-Delivery, seu primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, e agora o veículo também é comercializado no Chile nas versões de 11 e 14 toneladas, com autonomia de até 250 quilômetros. Com o início das vendas o caminhão elétrico nacional já está presente em seis países.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco