Em destaque

Apenas 1,6 mil dos 7 mil ônibus do Caminho da Escola foram emplacados

Apesar de demanda estável por causa do período eleitoral a expectativa é de crescimento até o fim do ano

São Paulo – A expectativa para o setor de ônibus, apesar do período eleitoral, que limita a demanda, é de forte crescimento até o fim do ano. Consideradas somente as encomendas por parte do programa do governo federal Caminho da Escola para este ano, 7 mil unidades, apenas 1,6 mil foram emplacados até agora.

Foi o que afirmou o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas, durante a divulgação dos resultados da entidade referentes ao mês de agosto na quinta-feira, 5. A fala tinha como objetivo justificar as vendas aparentemente emperradas, uma vez que as 2,4 mil unidades comercializadas no mês passado superam em 64,7% as 1 mil 461 de agosto de 2023, mas estão 3,4% abaixo das 2 mil 490 registradas em julho.

A média diária de vendas de agosto, que contou com 22 dias úteis, foi de 109 ônibus. Praticamente o mesmo número de julho, com 23 dias úteis, e seus 108 veículos, o que configurou leve alta de 1%. Ainda assim é a melhor média diária para o emplacamento de ônibus desde março do ano passado, 112.

De janeiro a agosto foram comercializadas 13,8 mil unidades, queda de 3,7% na comparação com o mesmo período de 2023, 14,3 mil. O volume supera também os registros de 2022, com 10,3 mil unidades, e de 2021, com 10,1 mil.

“É preciso considerar que existe um tempo maior do momento em que se produz o chassi até que o veículo seja encarroçado. Então, quando olhamos para o acumulado o número ainda é negativo mas, quando nos viramos para a produção, é perceptível o avanço.”

Saíram das linhas de produção este ano 19 mil chassis, incremento de 41% frente aos 13,5 mil do acumulado de 2023. Ainda abaixo, no entanto, dos 20 mil obtidos em 2022. Mesmo assim o vice-presidente da Anfavea avaliou que o crescimento demonstra o bom momento do setor.

As 2 mil 156 unidades fabricadas em agosto estão 5,3% acima das 2 mil 48 de igual mês no ano passado mas 1,8% abaixo da quantidade de julho, 2 mil 196 unidades. A estabilidade, segundo Freitas, é justificada pela baixa na procura durante o período de eleições municipais. Mesmo assim o volume representa o melhor resultado desde agosto de 2022.

As exportações de ônibus ainda são um ponto de atenção. No mês passado seguiram 358 veículos para mercados externos, 8,9% a menos do que em julho e 28,3% abaixo de agosto de 2023. No acumulado do ano as 2,9 mil unidades estão 11,7% aquém dos oito primeiros meses do ano passado.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco