A Mercedes-Benz fechou parceria com TruckPad, aplicativo que conecta o caminhoneiro autônomo à carga. Oficializado em dezembro, o negócio reconhece os benefícios que a startup pode trazer para a fabricante de veículos comerciais, de forma rápida e informal, usando sua expertise em tecnologia, logística e inteligência de mercado, conforme disse a fabricante em comunicado oficial divulgado na terça-feira, 19.
As empresas não divulgam qual o valor do investimento. Em comunicado, a Mercedes-Benz diz que, “por ser o primeiro marketplace de contratação de caminhoneiros do País, o TruckPad possui um enorme banco de dados com informações sobre os motoristas de caminhão que circulam por todo o País. A inteligência do app consegue mapear e saber muito sobre o comportamento dos caminhoneiros nas estradas, suas necessidades e preocupações”. Atualmente, são mais de 600 mil downloads do app e mais de oito mil empresas que utilizam essa plataforma.
Empresas de transportes, indústrias, atacadistas e comerciantes se beneficiam do trabalho do TruckPad com o aumento do nível de serviço operacional e reduzindo custos com transporte de cargas. Isso é possível porque a plataforma elimina atravessadores neste processo de contratação. Do outro lado, caminhoneiros chegam a faturar até 50% a mais com seus caminhões quando passam a utilizar o app para localizar um próximo frete.
A parceria entre as duas empresas existe desde 2016, com a participação do TruckPad no programa de aceleração Startup AutoBahn, um canal de via rápida de relacionamento das empresas do grupo com startups. A iniciativa do programa é da Daimler, grupo fabricante de veículos comerciais mundia, o qual a Mercedes-Benz faz parte. Naquele momento, o TruckPad concorreu com cerca de 300 outras empresas e ficou entre os oito finalistas, sendo o único brasileiro.
Foto: Divulgação.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias