AutoData - Ambev pretende comprar 1,6 mil elétricos MAN
Vendas
20/08/2018

Ambev pretende comprar 1,6 mil elétricos MAN

Imagem ilustrativa da notícia: Ambev pretende comprar 1,6 mil elétricos MAN
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Ambev assinou documento de intenção de compra de 1,6 mil caminhões elétricos do modelo e-Delivery, produzidos pela MAN em Resende, RJ. Os veículos deverão ser entregues até 2023, informou a montadora na segunda-feira, 20, por meio de comunicado. A configuração dos caminhões, no entanto, está indefinida, na órbita, ainda, de discussões técnicas por especialistas das empresas. Ainda não estão estipulados, por exemplo, qual será o fornecedor das baterias nem o seu tipo.

 

O e-Delivery surgiu como protótipo no País em novembro do ano passado, quando a MAN anunciou que seria a Ambev sua parceira de testes. O veículo, contudo, até agora não foi submetido à análise na operação da companhia de bebidas e o acordo evoluiu para compromisso de aquisição futura.

 

Com a parceria, cerca de 35% da frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa. Há a expectativa de que, com os elétricos, a Ambev deixe de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano.

 

A negociação é a maior da montadora para o segmento de cargas este ano. O acordo costurado com a Ambev deve acelerar a busca da fabricante por fornecedores nacionais de componentes para o modelo elétrico, um dos fatores apontados pela MAN como fundamentais para a sua massificação no mercado brasileiro.

 

No caso do protótipo apresentado no ano passado seu powertrain e partes estruturais foram desenvolvidos aqui, por equipe de engenheiros brasileiros. As baterias, da Winston, foram importadas da China.

 

Foto: Divulgação.