AutoData - Fraude do diesel VW chega oficialmente à Porsche
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27/12/2015

Fraude do diesel VW chega oficialmente à Porsche

Por Redação AutoData

- 27/12/2015

As consequências da fraude dos motores diesel do Grupo Volkswagen não param de crescer. Desta vez a fabricante reconheceu que também os motores diesel 3 litros aplicados em veículos vendidos nos Estados Unidos terão que passar por atualização de software – algo que até então o Grupo negava, alegando que o caso estava restrito aos motores de menor volume.

Este novo capítulo também é representativo por trazer a Porsche ao caso, algo inédito até este momento: apenas modelos VW, Audi, Seat e Skoda estavam envolvidos. É algo delicado especialmente para o novo CEO do Grupo VW, Matthias Müller, que substituiu Martin Winterkorn quando da renúncia deste por conta da revelação da fraude, em setembro. Müller era o CEO da Porsche desde 2010 e assumiu com a credibilidade em alta justamente pela marca de alto luxo do Grupo estar fora da fraude, como se imagina à época.

O comunicado oficial foi emitido pela Audi, desenvolvedora do motor diesel 3 litros, em resposta a denúncia formulada pela EPA, a agência ambiental estadunidense. O texto afirma que “a Audi irá revisar, documentar em pormenores e submeter à aprovação das autoridades estadunidenses certos parâmetros do software do módulo de controle utilizado no motor V6 TDI 3 litros diesel. A atualização do software será instalada assim que aprovada pelas autoridades”.

O custo envolvido na ação, segundo o comunicado, foi estimado em “meados de dois dígitos de milhões de euros”.

O texto confirma que Audi, VW e Porsche estão envolvidas na ação. A montadora revelou que “três AECDs [Auxiliary Emission Control Devices] não foram declarados no contexto de documentação exigida pelas normas estadunidenses”. Um deles, diz a Audi, o que controla a temperatura do sistema de limpeza dos gases de escape, “é considerado como um dispositivo de manipulação pelas leis estadunidenses”.

O motor, adiciona a montadora, está nos Audi A6, A7, A8, Q5 and Q7 fabricados desde 2009 e nos Volkswagen Touareg e Porsche Cayenne desde 2013. A venda de todos estes modelos nos Estados Unidos foi interrompida até que as fabricantes e as autoridades locais entrem em acordo definitivo para correção do sistema.

Processo – Ao mesmo tempo, agora na Alemanha, a procuradoria local anunciou a abertura de dois processos de investigação contra a Volkswagen. O primeiro diz respeito à evasão de impostos como consequência da fraude dos motores diesel e também dos níveis de CO2 em motores diesel e gasolina.

Naquele país os impostos cobrados dos proprietários têm como base a emissão de CO2 e o tamanho do motor, e assim a procuradoria quer estabelecer quanto a menos o governo alemão recebeu, considerando os índices corretos dos veículos vendidos pelo Grupo VW. Um levantamento preliminar, segundo relatou porta-voz da procuradoria à Agência Reuters, revelou montante que “não é pequeno”, em suas palavras.

A segunda investigação é violações criminais, como r fraude e violação de regras de competição empresarial, e envolve cinco funcionários do Grupo Volkswagen que não tiveram seus nomes revelados.


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