São Paulo – A Daimler e Volvo oficializaram na quinta-feira, 29, a formação da joint-venture cellcentric, com 50% de participação de cada uma das empresas, destinada a desenvolver e a produzir células de combustível com base em hidrogênio para veículos pesados de longa distância e outras aplicações.
O primeiro passo da associação foi a confirmação de que tanto Daimler quanto Volvo compartilham a mesma visão com relação a soluções de transporte sustentável e neutro para o clima. Também convergem na ideia de que “o sucesso comercial da tecnologia de células de combustível é essencial para o transporte neutro de emissões de CO2 até 2050”.
O início da produção em série e em grande escala da cellcentric está previsto para 2025, provavelmente em instalações localizadas nas imediações de Stuttgart, Alemanha.
Os dois grupos, Daimler e Volvo, compartilham do conceito de que “caminhões elétricos movidos a bateria e caminhões movidos por células de combustível baseadas em hidrogênio se complementarão dependendo do caso individual de uso requerido pelos clientes”. De acordo com eles “a energia obtida por meio de baterias será mais utilizada para cargas mais leves e para distâncias mais curtas, enquanto a energia das células de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas”.