Em destaque

Daimler Truck, Volvo e Toyota formam parceria para avanço do hidrogênio

Empresas querem acelerar produção e reduzir custos de sistemas de célula de combustível

São Paulo — A Daimler Truck, o Grupo Volvo e a Toyota avançaram nas negociações para ampliar sua parceria na área de hidrogênio, com foco no desenvolvimento de sistemas de célula de combustível para veículos pesados. As empresas assinaram acordo preliminar para a entrada da Toyota como sócia da cellcentric, joint venture criada por Daimler Truck e Volvo.

A proposta prevê participação igualitária dos três grupos, reforçando plano de compartilhamento de investimentos e aceleração da industrialização de tecnologia. A cellcentric deve seguir operando de forma independente, concentrando as atividades de desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas de célula de combustível dedicados a caminhões, aplicações fora de estrada e outros usos de alta demanda energética.

A aproximação combina competências distintas: de um lado a experiência de Daimler Truck e Volvo na produção de veículos comerciais. De outro o histórico da Toyota no desenvolvimento de tecnologias de célula de combustível, especialmente no segmento de veículos leves. A intenção é ampliar a escala e reduzir custos, um dos principais desafios para tornar viável a presença do hidrogênio no transporte.

Além dos sistemas completos Toyota e cellcentric também planejam operar em conjunto no desenvolvimento das chamadas células unitárias, componentes centrais da tecnologia, bem como em sua arquitetura e controle eletrônico. O objetivo é tornar os produtos mais competitivos e acelerar sua chegada ao mercado.

WhatsApp Image 2026-05-28 at 13.52.25

Notícias relacionadas

quadrado_320x320
quadrado_320x320

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

quadrado_320x320