AutoData - Peugeot 208 é o carro mais econômico do País
Meio Ambiente
09/08/2017

Peugeot 208 é o carro mais econômico do País

Imagem ilustrativa da notícia: Peugeot 208 é o carro mais econômico do País
Foto Jornalista  Monica Cardoso

Monica Cardoso

O Peugeot 208 é o carro mais econômico do País, de acordo com o ranking do PBE, Programa Brasileiro de Etiquetagem, realizado pelo Inmetro. Roda 14,8 km com 1 litro de gasolina na cidade e 15,8 km na estrada. Já o seu consumo energético é de 1,39 megajoule por quilômetro, MJ/km. Esse é o indicador, de acordo com o Inmetro, que revela a eficiência energética dos veículos e as emissões de gases poluentes.

O Volkswagen up! TSI, cuja eficiência energética é de 1,4 megajoule por quilômetro, roda 14,3 km/l de gasolina na cidade e na estrada o seu consumo é de 16,3 km/l. Com esse resultado ficou em segundo lugar de acordo com a aferição do Inmetro. O Citroën C3, que tem eficiência energética de 1,42 MJ/km, com 1 litro de gasolina percorre 14,3 km na cidade e 15,6 km na estrada.

No Inovar-Auto as empresas fabricantes se comprometeram a aumentar a eficiência energética de seus carros em, no mínimo, 13% e, consequentemente, diminuir a emissão de poluentes. Nissan, Audi e Ford já atingiram as metas acordadas em 2012, no início do programa que terminará em dezembro. Ao fim do programa será lançado um balanço, segundo Alexandre Novgorodcev, coordenador do PBE:

“Algumas montadoras estão correndo contra o tempo para cumprir a meta do Inovar Auto. A Renault lançará o Kwid, um carro bastante econômico. Ele roda 15,5 quilômetros com 1 litro de gasolina na estrada e 10,7 km na cidade. Outro exemplo é o Captur, com motor 1.6 equipado com câmbio CVT, que roda 10,7 quilômetros na estrada e 7,34 km na cidade com 1 litro de gasolina”.

No outro extremo do ranking estão os veículos que mais consomem combustível, os superesportivos. O Mercedes-Benz AMG G 63 tem consumo energético de 4,42 MJ/km e roda 4,8 km com 1 litro de gasolina na cidade e 5,5 km na estrada. Na sequência estão o Ferrari F12tdf, com consumo energético de 4,31 MJ/km e com gasto de combustível de 4,9 km/l na cidade e 5,8 km/l na estrada. O Ferrari F12 Berlinetta tem eficiência de 4,24 MJ/km e roda 4,7 quilômetros com 1 litro de gasolina nas ruas e 6,5 km/l na estrada.

Híbridos – Os veículos híbridos dominam o pódio dos veículos mais econômicos por combinar motores a combustão e elétricos, segundo o Inmetro. Na liderança da economia está o Toyota Prius, cuja eficiência energética é 1,15 MJ/km, que roda 18,9 quilômetros com 1 litro de gasolina na cidade e 17 quilômetros na estrada. Ele é seguido pelo Ford Fusion, com eficiência energética de 1,31 MJ/km, e pelo Volvo XC 90 T8, com 1,36 MJ/km.

Novgorodcev contou que o órgão já testou os carros elétricos que devem desembarcar no País até dezembro:

“Já testamos Nissan Leaf e os modelos Renault Twizy e Roen. Quando se fala em eficiência enérgica esses são os melhores”.

O ranking do Inmetro avalia o consumo de combustível e emissões de poluentes de 983 modelos de veículos de 35 marcas.