AutoData - Crise impulsiona surgimento de startups brasileiras do setor automotivo
Tecnologia
24/08/2017

Crise impulsiona surgimento de startups brasileiras do setor automotivo

Imagem ilustrativa da notícia: Crise impulsiona surgimento de startups brasileiras do setor automotivo
Foto Jornalista  Mônica Cardoso

Mônica Cardoso

Uma pesquisa com cinco mil startups de todo o País mapeou as 193 startups brasileiras que estão inovando no segmento automotivo. Elas foram divididas em 22 categorias, sendo que 28% investem na área de logística e transporte, 27% em recursos para mobilidade, 23% em tecnologia automotiva e 22% em tecnologia aplicada. O estudo Liga Insights AutoTech foi realizado pela Liga Ventures, empresa especializada em gerar a intermediação de negócios das startups e grandes empresas como Mercedes-Benz, Michelin e Eaton.

 

Mais da metade das startups brasileiras nasceram nos últimos dois anos, impulsionadas por criar novas oportunidades diante da crise econômica, de acordo com Raphael Augusto, startup hunter da Liga Ventures: “Muitas empresas cortaram investimentos no setor de logística e transporte e tiveram que buscar soluções para seus negócios. As startups identificaram essas janelas de oportunidades e ofereceram alternativas. Como resultado, a empresa pode focar na sua área de atuação e diminuir despesas com transporte”.

 

Uma das áreas que apresenta maior número de startups é a de mobilidade, em que atuam empresas de compartilhamento de veículos ou car sharing, como o aplicativo de transporte de passageiros 99. A novidade é o compartilhamento de veículos para o transporte de carga, que varia de acordo com o perfil do frete, podendo ser de bicicleta, moto, furgão para pequenas distâncias nos centros urbanos até caminhões para percursos mais longos. Um exemplo é a Truckpad, especializada no transporte de carga pesada e que conta com mais de 300 mil caminhoneiros autônomos cadastrados de todo o Brasil.

 

A automação também apresenta forte tendência de crescimento com tecnologias que permitem o monitoramento da frota e o comportamento dos motoristas, como esclarece Rogério Tamassia, fundador e diretor da Liga Ventures: “A Keycar é uma startup de Santos, SP, que criou soluções para acessar o veículo diretamente do celular como abrir e fechar as portar, acionar o ar condicionado e cortar combustível”.

 

Crédito da Foto: Divulgação