AutoData - Ford cria joint-venture para fabricar elétricos na China
Internacional
29/08/2017

Ford cria joint-venture para fabricar elétricos na China

Imagem ilustrativa da notícia: Ford cria joint-venture para fabricar elétricos na China
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A Ford anunciou na terça-feira, 22, a assinatura de memorando de entendimento com a Anhui Zotye Automobile, grande fabricante de veículos elétricos na China. O objetivo é a criação de joint-venture para o desenvolvimento, produção, venda e manutenção de uma nova linha de veículos elétricos de passageiros no mercado chinês.

 

Segundo a Ford essa parceria, com participação igualitária, está alinhada à sua visão de oferecer veículos elétricos eficientes e acessíveis para os consumidores e de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

 

Peter Fleet, presidente da Ford Ásia Pacífico, disse em comunicado que veículos elétricos terão participação importante na China no futuro: “Poder lançar uma nova linha de veículos totalmente elétricos no maior mercado automotivo do mundo é um passo empolgante para a Ford na China. Queremos ser líder em novas soluções nesse segmento”.

 

A China é o mercado de veículos com energias alternativas que mais cresce no mundo. A expectativa da Ford é a de que chegue a 6 milhões de unidades por ano em 2025, sendo cerca de 4 milhões totalmente elétricos.

 

A Zotye Auto foi uma das primeiras a produzir veículos de passageiros totalmente elétricos na China, mercado que lidera no segmento de compactos. Até julho a empresa já vendeu mais de 16 mil veículos elétricos, que representam crescimento de 56% sobre o ano passado.

 

Os futuros veículos da joint-venture serão vendidos sob uma nova marca local. Informações adicionais sobre produtos e volumes de produção serão anunciados após a aprovação do acordo definitivo.

 

Jin ZheYong, presidente da Anhui Zotye Automobile, disse que “a parceria com a Ford fortalece ambas as partes para que possamos ter participação importante no crescente mercado de veículos elétricos na China”.A Zotye tem sua sede em Huangshan, província de Anhui.

 

A Ford, que planeja lançar globalmente treze novos veículos elétricos nos próximos cinco anos, com investimento de US$ 4,5 bilhões, anunciou sua estratégia de eletrificação na China: até 2025 70% dos seus veículos vendidos no país terão uma opção elétrica.

 

A nova joint-venture será um grande avanço nas iniciativas de eletrificação da Ford e ampliará a sua presença na China, onde já mantém as joint-ventures Changan Ford e Jiangling Motors Corporation.