AutoData - Indústria acumula quarto resultado positivo
Balanço
05/09/2017

Indústria acumula quarto resultado positivo

Imagem ilustrativa da notícia: Indústria acumula quarto resultado positivo
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

A produção industrial brasileira cresceu 0,8% na passagem de junho para julho, marcando a quarta alta mensal consecutiva em 2017 do indicador, segundo dados da Pesquisa Mensal Industrial divulgada pelo IBGE na terça-feira, 5. Na comparação com o desempenho apresentado pela indústria em julho do ano passado o crescimento foi de 2,5%.

 

O desempenho do setor de bens de consumo foi particularmente impulsionado, em julho, pelo crescimento da fabricação de automóveis: 9% na comparação com julho de 2016. Na comparação com o desempenho do mês anterior, junho, a categoria que engloba veículos automotores, reboques e carrocerias apresentou crescimento de 6,8%.

 

De janeiro a julho a produção do setor industrial foi maior 0,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. A indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias foi um dos destaques em termos de crescimento no período, 11,6%. O crescimento do setor só não foi maior que o de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que cresceu 19,7%.

 

Segundo André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, a indústria vive um quadro de maior ritmo produtivo: “Ainda que o comportamento positivo não recupere as perdas dos últimos dois anos, conseguimos enxergar uma trajetória ascendente”.

 

Macedo também destacou o aspecto disseminado do crescimento, já que as quatro categorias econômicas da indústria – bens de capital, bens intermediários, bens de consumo duráveis e bens de consumo semi e não-duráveis – apresentaram taxas positivas.  O pesquisador alertou, contudo, para a base de comparação, que ainda é baixa, tendo em vista a queda de 8,4% no período janeiro-julho de 2016: “Apesar da melhora recente a indústria ainda é um campo a ser recuperado”.

 

Foto: Divulgação