AutoData - Frota deve atingir 275 mil unidades
Locação
13/09/2017

Frota deve atingir 275 mil unidades

Imagem ilustrativa da notícia: Frota deve atingir 275 mil unidades
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

As locadoras de veículos associadas da Abla, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, foram responsáveis por 13,5% dos emplacamentos realizados no País de janeiro a agosto deste ano, ou 185 mil 342 veículos. A expectativa da entidade, que não engloba os principais players do setor – Localiza, Movida e Unidas –, é de que a frota de suas associadas, até dezembro, seja 27% maior do que a de 2016, chegando a 275 mil unidades.

 

Paulo Roberto de Val Nemmer, presidente da entidade, disse, durante o 13º Fórum Nacional do Setor de Locação de Veículos, realizado em São Paulo, na quarta-feira, 13, que a projeção de emplacamentos é sustentada pelo aumento das vendas diretas no mercado e pela melhoria do ambiente de negócios junto às fabricantes:

 

“Logo no início da crise, em 2013, as fabricantes diminuíram a produção e retiraram os descontos. Mas agora percebemos que melhorou o ambiente de negócios com as locadoras. Algumas empresas que se afastaram da locação voltaram novamente seus holofotes para o setor”.

 

Nemmer disse, também, que os modelos Chevrolet Ônix, Ford Ka e Renault Sandero, nessa ordem, compõem o grupo de veículos mais presentes na frota das empresas associadas. Os três modelos, inclusive, foram os mais vendidos no País de janeiro a agosto, segundo dados da Anfavea, ao lado do Hyundai HB 20 e do Volkswagen Gol.

 

Segundo dados da Abla em 2016 o número de locadoras no País chegou a 11 mil 199 empresas, a maior parte concentrada na região Sudeste, 5 mil 155. As montadoras que tiveram mais automóveis absorvidos pelas locadoras foram Fiat, General Motors, Renault, Ford, Hyundai e Volkswagen.

 

No ano passado 16% dos veículos vendidos a empresas de locação foram caminhões e ônibus, ou 13 mil 70 unidades.

 

Foto: Divulgação.