iCarros estrutura venda de modelos 0 KM

Imagem ilustrativa da notícia: iCarros estrutura venda de modelos 0 KM

São Paulo – A plataforma online de venda de veículos iCarros, controlada pelo Grupo Itaú, estrutura modelo de negócio junto com concessionárias e montadoras para incluir em sua oferta a venda de veículos novos em 2019. Atualmente a empresa comercializa veiculos seminovos e até algumas unidades 0 KM de algumas concessionárias com quem mantém relação de parceria, mas agora quer expandir esse modelo para os 0 KM dos estoques da rede e das montadoras.

 

Segundo seu CEO Ricardo Bonzo Filho a oportunidade foi observada após a constatação de que, no País, o processo de compra online de veículo começa a partir de sites como o iCarros, denominados pelo executivo como verticais, e culminam nas páginas mantidas por fabricantes e por concessionários na internet. O negócio se torna interessante, seguiu o executivo, quando se analisam o tráfego dos canais:

 

“Criar um canal de venda de veículo zero quilômetro na nossa plataforma é relevante para todas as partes envolvidas porque temos um fluxo de pessoas no site muito maior do que os registrados por eles [montadoras e concessionárias] em seus websites. Volkswagen e General Motors, exemplo de duas empresas muito ativas no ambiente online, têm uma média de dois milhões de visitantes únicos por mês. Nossa média é de nove milhões”.

 

A rentabilidade do futuro negócio poderá variar, disse o CEO do iCarros. Há casos onde a receita será obtida no momento em que se concretizar uma venda por meio do portal. Em outros casos, poderão ser costurados contratos de exposição do anúncio na página: “Será a estratégia da montadora ou da rede que definirá. O modelo é flexível e possibilita a variação”.

 

No aspecto técnico, a plataforma da iCarros será integrada aos sistemas de gestão de estoques das montadoras e concessionárias de forma que o visitante do site tenha informações sobre a disponibilidade do modelo ao qual ele esteja interessado.

 

De acordo com pesquisa da JD Power divulgada na quinta-feira, 22, os brasileiros que desejam comprar veículos iniciam a pesquisa, na maioria dos casos, pelo meio online, cenário favorável ao planejamento da iCarros. O estudo Digital Shopper Experience analisou o comportamento de compra de 1 mil 489 visitantes da plataforma iCarros de julho a outubro. Dentre outros dados, a pesquisa mostrou que 48% deles usaram a internet para comprar um veículo.

 

O smartphone foi o meio mais utilizado: 88% dos entrevistados pelo estudo utilizam o aparelho móvel para reunir informações sobre os veículos. O computador é o segundo principal meio de busca de informações, sendo seu uso recorrente, segundo o estudo, entre os usuários nascidos de 1946 a 1964, na comparação com o smartphone.

 

Foto: Divulgação.