AutoData - NSK opera em três turnos para atender Toyota
Autopeças
17/12/2018

NSK opera em três turnos para atender Toyota

Imagem ilustrativa da notícia: NSK opera em três turnos para atender Toyota
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Depois que a Toyota anunciou, em novembro, que a sua produção entraria em ritmo de três turnos, a NSK, sua fornecedora de rolamentos de roda dos Yaris hatch e sedã, também fez a mesma coisa em sua fábrica de Suzano, SP, para conseguir atender à demanda. De acordo com José Domingos, diretor da unidade de negócios automotivos da NSK, a empresa está pronta para dar conta do crescimento projetado para o ano que vem:

 

“O mercado deve crescer no ano que vem e a Toyota nos passou a sua projeção de produção. Com isso nos adequamos e em três turnos conseguiremos atender à demanda sem problemas”.

 

A produção de rolamentos para o Yaris começou em junho, ainda em dois turnos, mas antes disso a empresa importou máquina produzida exclusivamente pela NSK, no Japão, e produz o componente que tem desenho para reduzir sua massa, diminuindo o peso e, com isto, faz reduzir o consumo de combustível, de acordo com Domingos: “Essa máquina produz com a tecnologia Swaging, que resulta em um processo de instalação mais rápido e simples”.

 

Com a chegada da nova máquina a NSK fez algumas adaptações em sua linha de produção, mas manteve a montagem dos rolamentos para o Etios, que já era realizada em Suzano, na mesma linha do Yaris. Os componentes têm desenho e tecnologias diferentes: no caso do Yaris o rolamento é de terceira geração, uma evolução do convencional por apresentar cubo e manga de eixo agregados à própria peça e integração do sensor de velocidade, o que possibilita o uso de recursos como controle eletrônico de estabilidade, controle de estabilidade, sistema de auxílio de frenagem de urgência e controle de distribuição de frenagem.

 

Ricardo Hashimoto, diretor de engenharia da empresa, enalteceu a importante pareceria que a NSK tem com a montadora: “A Toyota sempre nos reconheceu pelo nosso desempenho em qualidade e logística. Acreditamos que este histórico foi decisivo na escolha da NSK para o fornecimento dos rolamentos de roda do Yaris”.

 

A de Suzano é a primeira fábrica da NSK fora do Japão e também produz componentes para outras empresas: “Atendemos a outras montadoras não só com rolamentos de rodas, mas também com componentes para aplicações em motores e transmissões. Estamos presentes em todas as fabricantes de veículos, com fornecimento direto ou indireto”.

 

Foto: Divulgação.