Volvo CE venderá seu maior caminhão no País em 2019

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20/12/2018

São Paulo – Demandas de um mercado de mineração em crescimento levaram a Volvo CE, braço de construção do Grupo Volvo, a estruturar sua área comercial no Brasil para vender o maior caminhão da sua oferta global. O planejamento fora anunciado durante a feira M&T, realizada em novembro, em São Paulo, quando apresentou o veículo que tem capacidade para transportar mais de cem toneladas e, por causa da característica, ostenta porte colossal: cinco de altura, sete de largura e onze de comprimento.

 

O mercado de mineração, que tem o minério de ferro como principal produto, tem forte vocação para a s exportações e, no ano passado, rendeu ao País R$ 28,3 bilhões, segundo dados do Ibram, o Instituto Brasileiro de Mineração. Há expectativa em torno de um crescimento este ano de até 10% este ano, e mais 10% no ano que vem, de acordo com as fabricante de máquinas e equipamentos para o setor. Por isso, disse Luiz Marcelo Daniel, presidente na região da América Latina, o departamento comercial conversa com mineradoras e pedreiras enquanto a companhia estuda a importação do veículo.

 

Trazê-lo ao Brasil configura logística complexa. Para ser exibido na feira o veículo teve de ser desmontado em três partes e, então, adentrou ao pavilhão. O seu transporte é algo considerado chave para a empresa passar a vender o modelo no País, que será importado, ainda que a empresa mantenha produção de máquina e equipamentos em Pederneiras, SP.

 

As versões do caminhão rígido -- termo técnico para designar o modelo -- que estarão disponíveis no mercado brasileiro e da América Latina no ano que vem são capazes de transportar de setenta a cem toneladas. Há outras duas, quarenta e cinco e sessenta toneladas, mas estas, segundo o presidente da companhia, ainda não possuem aderência às necessidades do mercado local. Afora o Brasil, a empresa também enxerga oportunidades de negócios nos países vizinhos, como o Chile, que tem economia historicamente atrelada à extração de minérios.

 

O Volvo R100 que integrará a oferta local da Volvo CE é produzido desde 2016 na fábrica que a companhia mantém em Motherwell, na Escócia. A equipe de engenharia responsável pelo desenvolvimento do veículo também atua na unidade, onde a companhia concentra os trabalhos em torno de modelos pesados. Sua caçamba tem área de 60m³ para transportar as cem toneladas de minérios. Para movimentar todo este peso o veículo é tracionado por motor diesel Cummins V12 de 1 mil 65 cavalos. A transmissão é de seis velocidades. Os pneus têm diâmetro de quase três metros.

 

O caminhão rígido foi lançado globalmente este ano e sua chegada ao mercado representa a volta da Volvo CE ao segmento. Os veículos faziam parte do portfólio há quinze anos quando ainda atuava no mercado como Grupo VME, uma joint-venture criada na década de setenta com as empresas Euclid e Michigan. Segundo Daniel, unidades do R100 já estão em operação no Oriente Médio e na África: “No Brasil estão em operação na Vale e outras empresas veículos da mesma categoria, mas de outras fabricantes. Nosso produto chega com tecnologia de ponta que reduz custo operacional e aumenta os níveis de segurança”.

 

Foto: Divulgação.