AutoData - Manual digital chegará a toda linha VW em 2020
Tecnologia
10/06/2019

Manual digital chegará a toda linha VW em 2020

Imagem ilustrativa da notícia: Manual digital chegará a toda linha VW em 2020
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – Toda a gama de veículos Volkswagen produzida no Brasil terá versão digital do manual do proprietário até o fim do ano que vem. O recurso, considerado um manual cognitivo pela empresa, atualmente é oferecido nos modelos T-Cross e Virtus. De acordo com Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing, o próximo modelo a receber o manual será o hatch Polo, ainda neste ano.

 

O executivo disse que o manual cognitivo é o principal atrativo do pacote de acessórios digitais que a VW passou a instalar nos modelos topo de linha Highline e refletiu em vendas maiores das versões completas dos seus lançamentos mais recentes. Por isto, a VW decidiu estender o recurso aos demais veículos, inclusive os de maior volume, como Gol, Voyage, Fox e o compacto up!.

 

O funcionamento do manual digital se dá por meio do aplicativo Meu Volkswagen, desenvolvido para ser instalado em smartphones. Por meio dele o proprietário pode fazer perguntas referentes ao veículo em formato de texto, imagem ou voz. No aplicativo há mais de 10 mil perguntas diferentes cadastradas.

 

A ferramenta foi lançada simultaneamente em português e espanhol para os clientes do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Ela foi desenvolvida pela montadora em parceria com a IBM, que utilizou a plataforma de inteligência artificial Watson na sua construção.

 

Foto: Divulgação.