AutoData - Crescem 48% as vendas de implementos
Balanço
13/06/2019

Crescem 48% as vendas de implementos

Imagem ilustrativa da notícia: Crescem 48% as vendas de implementos
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo — As vendas de implementos rodoviários cresceram 48% até maio, para 46 mil 668 unidades vendidas, contra 31 mil 532 comercializadas no mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, na quinta-feira, 13.

 

Os reboques e semirreboques, da linha pesada, cresceram 63,1% no acumulado do ano, com 25 mil 597 implementos comercializados. O segmento leve, de carrocerias sobre chassis, que nas vendas de caminhões têm apresentado recuperação mais lenta, segue o mesmo ritmo, com alta de 33% no ano e 21 mil 71 unidades vendidas.

 

Dentro do segmento Pesado e Leve existem 22 categorias e, segundo Norberto Fabris, presidente da Anfir, a expectativa para esse ano é a de que a recuperação seja mais equilibrada: “É importante que todas as categorias reajam para termos um mercado sustentável. Nas vendas até maio apenas quatro categorias ainda não apresentaram crescimento, o que mostra um equilíbrio maior em 2019”.

 

Das quatro categorias ainda em queda três são dos pesados: Baú Frigorífico, Tanque Inox e Canavieiro. Já no segmento leve as vendas de Baú Lonado ainda não se recuperaram, mas essa diferença no acumulado foi pequena, segundo Fabris: “Nesse caso foram apenas seis unidades a menos. Então é como se no segmento leve uma categoria tivesse empatada até maio e as demais cresceram”.

 

As exportações também cresceram, para 1 mil 51 implementos, expansão de 17,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Foto: Divulgação.