AutoData - Vendas ao varejo encerram semestre com alta de 12%
Balanço
01/07/2019

Vendas ao varejo encerram semestre com alta de 12%

Imagem ilustrativa da notícia: Vendas ao varejo encerram semestre com alta de 12%
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – As vendas de veículos ao mercado interno encerraram o primeiro semestre com crescimento de 12% na comparação com o mesmo período no ano passado: segundo dados do Renavam obtidos por AutoData até junho foram emplacadas 1 milhão 308 mil 167 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus. O porcentual de crescimento no período ficou acima das expectativas da Anfavea para o ano em termos de licenciamentos, hoje 11,4%.

 

O desempenho comercial apresentado em junho ficou abaixo do observado em maio, o melhor do ano até agora: no mês passado foram vendidas 223 mil 192 unidades, queda de 9% na comparação com maio. No entanto, na comparação com as vendas realizadas em junho do ano passado, houve crescimento de 10,5%.

 

Ainda que maio seja o melhor mês em volume de vendas a maior média diária ocorreu em junho: em dezoito dias úteis a mediana foi de 12,3 mil unidades/dia — em maio, com 22 dias úteis, a media diária foi de 11,1 mil unidades. Indícios de que as vendas vinham em ritmo forte puderam ser vistos na primeira quinzena do mês passado, quando o volume se igualou ao registrado na primeira quinzena de maio.

 

A expectativa do varejo era a de que as vendas cairiam na segunda quinzena de junho em função das tradicionais festas juninas que ocorrem na região Nordeste – na festa de São João, por exemplo, o comércio costuma fechar as portas das concessionárias sobretudo nas cidades do Interior, o que acaba produzindo reflexos no volume de emplacamentos.

 

A rede de concessionárias também aumentou o ritmo das vendas nos últimos dias do mês. Segundo fonte do mercado ouvida pela reportagem na sexta-feira, 28, foi emplacado praticamente o dobro da média diária do mês: 24 mil veículos. As vendas diretas às locadoras e empresas frotistas auxiliaram o setor a registrar o desempenho nos estertores do mês passado.

 

Foto: Divulgação.