AutoData - Fabricantes de máquinas registram queda de 8%
Balanço da Anfavea
04/07/2019

Fabricantes de máquinas registram queda de 8%

Imagem ilustrativa da notícia: Fabricantes de máquinas registram queda de 8%
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Foram produzidas em junho 4 mil 473 máquinas agrícolas e rodoviárias, queda de 15,7% na comparação com junho de 2018 e de 11,8% com relação a maio, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na quinta-feira, 4. No acumulado do ano a produção chegou a 24 mil 779 máquinas, queda de 7,9% ante os seis primeiros meses do ano passado. Segundo Alfredo Miguel Neto, vice-presidente que responde pelo setor de máquinas agrícolas e rodoviárias, essa queda serviu para equilibrar o estoque das empresas:

 

“Desde dezembro do ano passado o estoque de máquinas estava em torno de 6 mil unidades, mas com o menor consumo interno no segundo trimestre deste ano, causado pela falta de recursos do Plano Safra e pelas exportações menores, as empresas reduziram o volume de produção para que os estoques não ficassem muito altos. Acredito que tenha sido um ajuste pontual e que essa queda possa ser revertida no segundo semestre”.

 

As vendas de máquinas em junho foram de 4 mil 351 unidades, alta de 40,4% na comparação com maio e queda de 11,7% ante o mesmo mês do ano passado. No primeiro semestre foram comercializadas 19 mil 849 máquinas, volume praticamente estável na comparação com os primeiro seis meses de 2018, com queda de 0,1%.

 

“Essa estabilidade nas vendas pode ter sido causada pela falta de recursos do Plano Safra que afetou o desempenho do setor desde março, mas mantemos as projeções de alta para o ano: o novo Plano Safra já foi anunciado e deve aquecer o mercado no segundo semestre.”

 

Mesmo dependendo menos do mercado argentino para exportar a venda de máquinas para outros países foi afetada pela crise lá: em junho foram exportadas 897 unidades, queda de 27,3% na comparação com maio e de 17,1% ante o mesmo mês do ano passado. Até junho as exportações chegaram a 6 mil 72 máquinas, retração de 2% com relação ao primeiro semestre de 2018.

 

Fotos: Divulgação.