AutoData - 4Truck prepara expansão em Guarulhos
Implementos Rodoviários
05/07/2019

4Truck prepara expansão em Guarulhos

Imagem ilustrativa da notícia: 4Truck prepara expansão em Guarulhos
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – A fabricante de implementos rodoviários 4Truck aumentará a capacidade de produção de sua fábrica em Guarulhos, SP, no segundo semestre, uma aposta na melhora do mercado e da economia. O CEO Osmar Oliveira afirmou que a intenção é se preparar para atender ao aumento na demanda do mercado doméstico e para começar a exportar, um plano para 2020.

 

“Aumentaremos a capacidade produtiva em torno de 40%, visando ao mercado interno e ao início das exportações a partir de 2020. Estamos finalizando os estudos da expansão.”

 

Oliveira não revelou o valor do investimento. Sua aposta está baseada na aprovação da reforma da Previdência, que avançou esta semana na Câmara dos Deputados e, ele acredita, ajudará na recuperação da economia ao longo do segundo semestre: “Com a aprovação da reforma acredito que o mercado e a economia voltarão a crescer em ritmo mais acelerado, e estaremos prontos para atender aos pedidos. Para 2020 a expectativa é a de um ano ainda melhor”.

 

O executivo acredita que, após a aprovação da reforma aumentará a liberação de crédito do BNDES para linhas de financiamentos, principalmente para pequenas e médias empresas, que no primeiro semestre tiveram dificuldades para financiar seus implementos. Segundo ele em alguns casos estas empresas adiaram as compras, porque as condições oferecidas por bancos privados não são tão atrativas quanto as do banco de fomento público.

 

 

Com o aumento da produção no segundo semestre Oliveira também espera conseguir preços melhores com seus fornecedores, pois terá uma escala produtiva maior e demandará mais componentes, o que ajudará a empresa nas negociações. Durante o primeiro semestre deste ano a 4Truck registrou crescimento de 72% no faturamento na comparação com o mesmo período de 2018 . Para o CEO essa alta foi impulsionado pelo desempenho da empresa e do mercado no primeiro trimestre:

 

“O ano começou com bastante otimismo no mercado e, até março, registramos bons números de vendas. Depois as dúvidas sobre a aprovação da reforma da Pprevidência começaram a gerar impacto nos negócios, que foram menores de abril a junho”.

 

Os segmentos que representaram a maior demanda por implementos da 4Truck foram o e-commerce e o ramo farmacêutico, junto com o segmento de unidades móveis: “Grandes empresas estão encomendando unidades móveis para divulgar seus produtos em eventos e pequenos empreendedores estão comprando implementos para usarem como academia móvel, petshop, quitanda e loja de doces”.

 

Para o ano, como o segundo semestre de 2018 foi melhor do que o primeiro, a expectativa de Osmar Oliveira é a de que o crescimento da 4Truck seja um pouco menor, encerrando 2019 com alta de 35% a 40% com relação ao ano passado.

 

Foto: Divulgação.