AutoData - GM testa produção de SUV em São Caetano do Sul
Veículos
12/08/2019

GM testa produção de SUV em São Caetano do Sul

Imagem ilustrativa da notícia: GM testa produção de SUV em São Caetano do Sul
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo — Está programada para a fábrica de São Caetano do Sul, SP, a produção do SUV compacto que a General Motors pretende lançar em 2020, integrante da família GEM, sigla para Global Emerging Markets em inglês. Segundo fontes ouvidas pela Agência AutoData a unidade já recebe componentes de fornecedores para a fase de ramp-up, aquela em que ajustes finais são feitos antes da produção regular para o mercado.

 

Na terça-feira, 6, durante Congresso Fenabrave, Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, afirmou que as linhas nas quais serão produzidos os modelos baseados na nova plataforma — como o Chevrolet Onix, por exemplo, que começa a ser desnudado pela montadora — estão prontas, bem como foram definidas as fábricas onde cada um será produzido. O executivo, no entanto, evitou os pormenores.

 

A unidade de São Caetano do Sul é a fábrica mais antiga da GM no País, em operação desde 1930. Na unidade são produzidos, hoje, o Chevrolet Onix Joy, Cobalt, Spin e a picape Montana. Em 2017, a companhia anunciou aporte de R$ 1,2 bilhão, até 2020, na expansão da fábrica, manufatura e desenvolvimento de novos produtos.

 

Mais recentemente, a empresa imprimiu forte ritmo no fechamento de acordos com sindicatos, concessionários e o governo para poder equacionar sua operação para os próximos anos no Brasil e na América do Sul. Desse movimento surgiu o IncentivAuto, no Estado de São Paulo, e o ProAuto, programa de isenções com abrangência em São Caetano do Sul.

 

A plataforma GEM foi desenvolvida na China em parceria com a SAIC e será aplicada, como o nome em inglês sugere, em veículos para mercados emergentes, como é o caso do Brasil, China e Índia, por exemplo. Ainda é incerto se o SUV receberá o nome de Chevrolet Tracker, modelo que, por ora, é produzido pela companhia no México.

 

Foto: Divulgação.