AutoData - Brose pega carona na demanda por SUVs
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12/09/2019

Brose pega carona na demanda por SUVs

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Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – O aumento na demanda brasileira por SUVs tem ajudado a impulsionar os negócios da Brose, fornecedora de sistemas eletrônicos de portas, bancos e eletroventiladores. Bem posicionada no segmento – atende a mais de 80% dos modelos com seu sistema eletrônico de portas, como Jeep Compass e Renegade, Ford EcoSport, Nissan Kicks, Honda HR-V e Toyota SW4 – a empresa projeta crescer de 8% a 10% este ano, acima da produção brasileira estimada – em torno de 3,5%, segundo seu presidente Max Forte.

 

“Esse é o segmento que mais cresce no País. Há alguns anos já notávamos que a venda de SUVs cresceria bastante e focamos grande parte dos nossos esforços nessa área”.

 

Ajuda também os negócios da Brose o fato de as encomendas atuais estarem mais localizadas em produtos de maior valor agregado. Forte afirmou que fazem parte de sua base de clientes montadoras como FCA, Ford, Honda, Nissan, Toyota e Volkswagen, mas há outras na mira:

 

“Estamos negociando novos projetos com a General Motors, empresa que não estava na nossa lista de clientes nos últimos anos mas que poderá voltar em breve. Não posso comentar muito sobre o assunto, mas estamos participando de algumas concorrências internas”.

 

Para o ano que vem Forte ainda projeta crescimento moderado da produção de automóveis e comerciais leves no País, em torno de 4%. No caso da Brose a expectativa é a de manter o ritmo de expansão registrado este ano. Com a intenção de continuar crescendo em 2020, o executivo contou que a companhia tem alguns diferenciais no mercado, como o centro de desenvolvimento que mantém no Brasil, com cinquenta engenheiros, para desenvolver soluções específicas para o mercado local:

 

“Somos a primeira das sistemistas a conseguir homologação no Rota 2030. Temos algumas soluções para redução de massa e para ganho de eficiência energética que estamos apresentando aos clientes. Em alguns casos são as fabricantes que nos procuram para saber das novas tecnologias que estamos desenvolvendo”.

 

De acordo com Forte a equipe de inovação da empresa “tem trabalhado forte” para atender aos clientes com novas soluções – até personalizadas, caso essa demanda apareça.

 

A Brose está no mercado brasileiro desde 1998, com matriz em São José dos Pinhais, PR, onde também está localizada sua primeira fábrica no País. A segunda unidade está em Jarinu, SP, e uma terceira, que atende à Jeep, em Goiana, PE, dentro do parque industrial da montadora. Além dessas três unidades a companhia mantém centro de desenvolvimento, em Curitiba, PR, e escritório de negócios em São Caetano do Sul, SP.

 

Foto: Divulgação.