AutoData - FPT apresenta motor movido a biometano, etanol e gás
Fenatran
13/10/2019

FPT apresenta motor movido a biometano, etanol e gás

Imagem ilustrativa da notícia: FPT apresenta motor movido a biometano, etanol e gás
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – A grande atração da FPT Industrial na Fenatran 2019 é o motor conceito F1C, modificado pela equipe de engenheiros da empresa em Betim, MG, para rodar com três tipos de combustível: gás natural, etanol e biometano. Para seu presidente Marco Rangel trata-se de uma ótima solução para redução de emissões no Brasil e na região:

 

“Ainda é um conceito, porém, totalmente viável para atender ao mercado local. Poderemos lançar em um futuro não muito distante”.

 

O conceito é um motor 3.0 de 136 cv e, aproximadamente, 35 kgfm, com baixo nível de emissões e consumo, sendo uma solução adequada para veículos que circulam nos grandes centros urbanos. De olho no futuro, os engenheiros da FPT desenvolveram esse conceito para atender às normas de emissões Euro 6, equivalentes à fase 7 do Proconve.

 

Outra novidade apresentada pela empresa no evento foi o motor Cursor X, também ainda como conceito, que veio ao Brasil pela primeira vez. Esse motor se destaca porque pode ser abastecido por diversas fontes energéticas, como uma bateria elétrica, gás natural e célula de combustível.

 

Segundo a FPT, a companhia já estuda como aplicar esse motor nos veículos de um futuro não muito distante, de acordo com o presidente: “Acreditamos que este é o caminho”.

 

De acordo com os testes realizados o Cursor X no modo elétrico tem autonomia para rodar cerca de 200 quilômetros com uma carga. Com gás natural a autonomia sobe para 400 quilômetros e, usando célula de combustível, essa capacidade pode chegar a 800 quilômetros.

 

Fotos: Divulgação.