São Paulo – Os fornecedores da nova geração do Actros, caminhão que é o grande destaque da Mercedes-Benz na Fenatran 2019 e que chega ao mercado a partir do ano que vem, têm, agora, todas as fábricas Daimler como potenciais clientes. Ao introduzir a mesma plataforma da Europa do caminhão pesado em São Bernardo do Campo, SP, a companhia colocou os fornecedores na sua rede global – desde que, é claro, faça sentido financeiramente.
Este é ainda o grande entrave, de acordo com Matthias Kaeding, recém-assumido diretor de compras para a Mercedes-Benz na América Latina. “Existe a oportunidade de conquistar novos negócios na rede global de fornecedores Daimler. Todos estão preparados para fornecer a outras fábricas ao redor do mundo, mas é preciso que o Brasil seja competitivo em escala global”.
Nada que seja fora do alcance dos fornecedores brasileiros, pondera o novo diretor de compras. Os próprios acordos comerciais bilaterais, que reduzirão as tarifas de importação, provocam as fabricantes nacionais de autopeças a buscar mais competitividade nos seus produtos.
Kaeding foi apresentado a cerca de trezentos representantes de fornecedores que compareceram na tarde de terça-feira, 15, ao São Paulo Expo para o a 27ª edição do Prêmio Interação, premiação anual concedida pela Mercedes-Benz aos seus fornecedores e que este ano foi realizada em paralelo à Fenatran, para celebrar, também, a chegada do novo Actros.
De certa forma os fornecedores do caminhão extrapesado têm presença garantida no Exterior, ainda que de forma indireta: Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz, anunciou que o modelo será exportado “para vários países”. A cabine do Actros brasileiro, um desenvolvimento local, agradou aos europeus, desde já destino candidato a receber o caminhão produzido em São Bernardo do Campo.
Foto: Divulgação.
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