AutoData - RIO começa a operar no Brasil
Fenatran
15/10/2019

RIO começa a operar no Brasil

Imagem ilustrativa da notícia: RIO começa a operar no Brasil
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – A Fenatran marca o início da operação no Brasil da nova unidade de negócios do Grupo Traton, dono da Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN e Scania: a RIO, empresa que oferece plataforma aberta, na nuvem, que integra os dados dos caminhões e permite ao cliente contratar serviços por meio de marketplace flexível.

 

Uma caixa da RIO é instalada no caminhão – e qualquer caminhão e ônibus, não apenas os produzidos pelo Grupo Traton – e coleta dados como velocidade média, distância percorrida, consumo, localização, dentre outros, e os armazena na nuvem. A partir destes dados diversas soluções podem ser providenciadas. E aí é que entram os serviços à parte.

 

Junto com a RIO a VWCO lança o Volkscare, serviço de gestão de frota que, por meio dos dados coletados pela RIO com a telemetria, pode proporcionar economia e aprimorar o uso dos veículos dos frotistas.

 

“Os números coletados em testes que fizemos com parceiros foram surpreendentemente positivos”, afirmou Roberto Cortes, CEO da VWCO. “A economia chega na casa dos dois dígitos.”

 

Ao analisar os dados coletados pela RIO a equipe do Volkscare identifica potenciais ganhos na aplicação da frota. Como, por exemplo, o uso equivocado do caminhão pelo motorista, como contou Joelcio Silveira, vice-presidente da RIO: “Aí contatamos o gestor da frota e oferecemos cursos aos motoristas. Sempre com vistas a ganhos na operação”.

 

Essa é a solução proporcionada pela VWCO dentro da plataforma RIO. Mas o ecossistema oferecido pela empresa permite juntar diversos serviços já disponíveis no mercado dentro da plataforma. De imediato foram firmadas parcerias com Omnilink, Wabco e VDO, aqui no Brasil, mas a ideia é que outras empresas coloquem seus sistemas dentro do ambiente.

 

“O RIO possibilita firmar contratos flexíveis, por dia, por hora. A ideia é facilitar a contratação e o cancelamento, para alcançar desde o pequeno frotista, que tem um Delivery Express, até grandes, com dezenas de TGX”.

 

O Brasil é o primeiro país da América Latina a oferecer aos frotistas a plataforma RIO. Lançada em 2017 na Europa hoje está presente em trinta países com mais de 120 mil veículos conectados – e cresce em um ritmo de 25% ao mês, segundo a VWCO. 

 

Foto: Divulgação.