AutoData - Componentes para elétricos são destaque em mostra da SAE Brasil
Evento
16/10/2019

Componentes para elétricos são destaque em mostra da SAE Brasil

Imagem ilustrativa da notícia: Componentes para elétricos são destaque em mostra da SAE Brasil
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – De olho nos primeiros passos da produção nacional de veículos híbridos e elétricos fornecedores aproveitam os holofotes da mostra tecnológica da SAE Brasil, que corre em paralelo com seu Congresso e a Fenatran, para apresentar suas peças e componentes desenvolvidas para aplicação em modelos eletrificados.

 

A Eaton colhe sinergias com sua divisão voltada ao setor elétrico para avançar na área automotiva. Em seu estande estão expostos equipamentos como inversor, que transforma a corrente alternada em corrente contínua, o equalizador de baterias, que controla as tensões das baterias, conversor DC-DC e o PDM, um módulo que protege os componentes de descargas elétricas.

 

“São soluções que estão prontas e fornecidas para fabricantes no Exterior”, disse Marcos Janasi, diretor geral de automóveis e picapes. “Podemos atender também a montadoras brasileiras”.

 

Outro destaque no estande é a transmissão de quatro velocidades para veículos comerciais elétricos, que ajuda a compor o portfólio iniciado pela versão com duas velocidades. “É um equipamento que ainda está em testes”, conta Sergio Kramer, diretor de negócios para veículos comerciais. “A transmissão pode ser usada em veículos dos segmentos médio e pesado”.

 

Ainda que a eletrificação bata na porta da indústria brasileira, a Eaton acredita que os veículos movidos a diesel ainda terão uma vida longa pela frente. Prova disso são as transmissões produzidas em Valinhos, SP, resultado de um ciclo de investimento que chegou ao fim e começa a ser traduzido em negócios – as caixas de câmbio Eaton equipam diversos caminhõex expostos na Fenatran, da Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Foto: Divulgação.