AutoData - BusWorld indica que ônibus também vão para a tomada
Evento
28/10/2019

BusWorld indica que ônibus também vão para a tomada

Imagem ilustrativa da notícia: BusWorld indica que ônibus também vão para a tomada
Foto Jornalista José Carlos Secco*

José Carlos Secco*

Bruxelas, Bélgica – Os ônibus elétricos, híbridos e de powertrain alternativo dominaram, naturalmente, os lançamentos da Busworld, feira que ocorreu em Bruxelas, Bélgica, até a quarta-feira, 23. 

 

A Volvo Buses levou à feira o tema Crie sua Cidade do Zero, no qual focou na potencial ajuda às cidades para fazer a transição para soluções sustentáveis de transporte público. Em termos de produtos as atrações foram um novo ônibus articulado elétrico, que pode transportar até 150 passageiros e oferece consumo de energia 80% menor do que um ônibus a diesel correspondente, e uma nova versão de 15 metros do ônibus de longa distância Volvo 9700.

 

“Com o Volvo 7900 Electric Articulated estamos criando novas opções para cidades que desejam desenvolver transporte público sustentável usando ônibus com eficiência energética, silenciosos e sem emissão de gases”, disse Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses. “Ao mesmo tempo estamos expandindo nossa nova linha de ônibus rodoviários de longa distância, oferecendo aos clientes as condições certas para uma produtividade ainda maior.”

 

A Daimler apresentou seu sistema de ônibus e de mobilidade elétrica, a partir do qual pretende oferecer a solução completa para a mobilidade sustentável. Neste pacote está incluído o ônibus Mercedes-Benz eCitaro, totalmente elétrico e produzido em série em Mannheim, Alemanha, com o diferencial de permitir aos governantes e operadores de transporte adaptar suas frotas às condições e necessidades locais com emissão zero.

 

Para a montadora esse ônibus urbano 100% movido a bateria representa transporte público ecológico e contribui para uma melhor qualidade do ar e, assim, para melhorar as condições de vida nas cidades. Os ônibus eCitaro já estão em serviço regular em cidades como Berlim e Hamburgo, Alemanha, Oslo, Noruega, e Ystad, Suécia. Também já foram feitas entregas para cidades em Luxemburgo e na Noruega, Suécia e Suíça.

 

A partir de 2021 o eCitaro será lançado com a próxima geração de baterias mas até lá, já no segundo semestre de 2020, terá baterias de estado sólido, baterias de polímero de lítio. A partir de 2022 haverá o barramento de bateria com o Range Extender, célula de combustível à base de hidrogênio que fornece eletricidade a uma bateria de alta tensão. As futuras tecnologias de bateria levarão a uma maior cobertura operacional em operações regulares — com a célula de combustível como um extensor de alcance, quase todas as linhas poderão ser atendidas.

 

Já a MAN Truck & Bus apresentou um amplo portfólio de ônibus urbanos e interurbanos, rodoviários e micro-ônibus, das marcas MAN e Neoplan, com motores a diesel, gás natural e elétricos. Os lançamentos incluíram o Lion’s City 19, articulado de 18 m 75 de comprimento, o Lion’s Intercity, com motor D15, os micro-ônibus eTGE Combi e TGE City e o ônibus E. Lion, totalmente elétrico.

 

Para a montadora alemã o estilo de vida da sociedade está em transformação e a mobilidade deve ser social, de futuro, ecológica e econômica. Os ônibus desempenham papel importante em ajudar todos a enfrentar os desafios relacionados às emissões, volume de tráfego e mobilidade acessível – seja no transporte urbano, intermunicipal ou de longo curso. Os veículos de hoje também devem atender aos requisitos de mobilidade de amanhã.

 

O grande lançamento da Scania foi o Citywide, que oferece menor consumo de combustível e energia, maior capacidade de transporte, melhor dirigibilidade e maior conforto para passageiros e motoristas. A linha abrange ônibus para todas as variantes de combustível, com a oferta mais abrangente de combustíveis alternativos no mercado.

 

A Iveco Bus reforçou a sua posição no campo da eletromobilidade com uma oferta completa de modelos. Diante da crescente conscientização pública sobre as mudanças climáticas e a aceleração da transição energética do setor de transportes, a eletromobilidade entra em uma nova fase como um mercado de alto volume, e a Iveco Bus investiu na ampliação de sua oferta de modelos elétricos. Além do já reconhecido Crealis In-Motion-Charging a empresa lançou seu novo ônibus elétrico, o Iveco Bus e-Way.

 

*colaboração para a Agência AutoData

 

Foto: Divulgação.