GM convoca usuários do Onix, mas não chama de recall

Imagem ilustrativa da notícia: GM convoca usuários do Onix, mas não chama de recall
Foto Jornalista Redação AutoData

Por Redação AutoData

CompartilheEmpresa
17/12/2019

São Paulo – O Procon informou na tarde de terça-feira, 17, por meio de sua rede social, que notificará a General Motors para prestar esclarecimentos sobre a convocação de consumidores do Onix e Onix Plus para substituir alguns componentes em sua rede Chevrolet. A companhia não diz ser um recall, mas uma “ação de melhoria contínua”.

 

Reportagem da revista Carro revelou no começo da semana que alguns proprietários do Onix e Onix Plus estão sendo chamados desde o fim do mês passado para substituir trecho da tubulação de alimentação de combustível e/ou para substituir o chicote com LED da alavanca da transmissão automática.

 

Segundo a reportagem da revista, uma proprietária do Mato Grosso revelou ter sentido um cheiro forte de gasolina e notou vazamento de combustível. Se enquadraria no primeiro caso do recall – alguns conectores Y da tubulação de combustível podem estar com o material fora do especificado. Por envolver vazamento, trata-se de uma ação de segurança e, em tese, configuraria um recall – por isso a notificação do Procon. Multas podem ser aplicadas caso a empresa não tenha cumprido a legislação.

 

Mas a montadora nega tratar-se de nova ação de recall. Diz a nota oficial enviada para a reportagem: “A GM informa que a ação visa o perfeito funcionamento do veículo e a plena satisfação do consumidor”.

 

Há pouco mais de um mês algumas unidades do Onix Plus precisaram passar na rede para uma atualização do software de gerenciamento do motor que, em determinadas situações especificas poderia causar incêndio – e até causou. A Agência AutoData fez uma reportagem especial contando os pormenores do caso dentro da companhia, que pode ser lida aqui.

 

Foto: Divulgação.