AutoData - João Oliveira é o novo presidente da Abeifa
Entidade
16/03/2020

João Oliveira é o novo presidente da Abeifa

Imagem ilustrativa da notícia: João Oliveira é o novo presidente da Abeifa
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Os associados da Abeifa elegeram na quarta-feira, 11, João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação da Volvo Cars, presidente para o período 2020-2022. A eleição teve chapa única, formada, também, pelo vice-presidente Divanildo Albuquerque, da Jaguar Land Rover, e Julia Boch Rios, da Porsche.

 

Oliveira, nono presidente da história da entidade, substitui José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, no cargo. O empresário concluiu quatro mandatos, em dois períodos distintos de quatro anos.

 

Fundada em 1991 a Abeifa chegou a ter 32 montadoras associadas. Hoje representa quinze marcas: BMW, BYD, Caoa Chery, Ferrari, JAC Motors, Jaguar, Kia, Lamborghini, Land Rover, Maserati, Mini, Porsche, Rolls Royce, Suzuki e Volvo – BMW, Caoa Chery, Jaguar, Land Rover e Suzuki mantém, também, produção local.

 

O novo presidente, formado em engenharia mecânica, ingressou como estagiário na Volvo Cars, há mais de dezesseis anos. Segundo Oliveira sua gestão terá como meta lutar pela redução no imposto de importação, hoje na casa de 35%, para 20%, alíquota equivalente à TEC, Tarifa Externa Comum, do Mercosul.

 

A eleição de Oliveira coincide com mudanças no ranking de vendas das associadas da Abeifa: em fevereiro a Volvo liderou, superando a Kia, tradicional dona do lugar mais alto do pódio da entidade.

 

Foto: Divulgação.