AutoData - Fabricantes de veículos antecipam paradas das fábricas
Covid-19
23/03/2020

Fabricantes de veículos antecipam paradas das fábricas

Imagem ilustrativa da notícia: Fabricantes de veículos antecipam paradas das fábricas
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Após pressão de sindicatos de trabalhadores algumas fabricantes decidiram antecipar as paradas nas fábricas, estendendo período de férias coletivas ou adotando o banco de horas para deixar seus funcionários em casa.

 

Na General Motors trabalhadores de Gravataí, RS, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e do Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba, SP, além da fábrica de motores em Joinville, SC, estão em casa. Na fábrica da família Onix desde a sexta-feira, 20, e nas demais desde segunda-feira, 23. A partir da terça-feira, 24, os funcionários de São José dos Campos, SP, estão dispensados. A companhia não estipulou prazo para retorno às atividades.

 

A Mercedes-Benz também antecipou para a segunda-feira, 23, a parada em Iracemápolis e São Bernardo do Campo, SP, e Juiz de Fora, MG. Na terça-feira, 24, param os trabalhadores em Campinas, SP. Em 30 de março todos entram em férias coletivas até 19 de abril, com retorno previsto para 22 de abril, a depender da situação do País.

 

A suspensão da produção de veículos Renault no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, PR, foi antecipada para a segunda-feira 23 – o prazo inicial era a quarta-feira, 25. Os 7,5 mil trabalhadores retornam ao trabalho, inicialmente, em 14 de abril. Da mesma forma a Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, RJ, decidiu parar na quarta-feira, 25, antecipando a programação de segunda-feira, 30.

 

Fechada desde sexta-feira, 20, após um trabalhador da área de suporte à produção apresentar suspeita de Covid-19, a fábrica da Hyundai em Piracicaba, SP, estará em férias coletivas até 13 de abril. Inicialmente a montadora previu o retorno às operações na quinta-feira, 26, mas acabou optando por estender a parada.

 

Outra a anunciar parada foi a Jaguar Land Rover em Itatiaia, RJ: da quarta-feira, 25, até 27 de abril. Poucos quilômetros distante, a Nissan anunciou que a produção em Resende para de 25 de março a 22 de abril. A BYD, em Campinas, dará férias coletivas de terça-feira, 24, a 13 de abril.

 

Confira aqui as medidas tomadas por fabricantes de veículos por causa do coronavírus.

 

Foto: Divulgação.