AutoData - Mercedes-Benz e DAF prolongam paradas
Covid-19
03/04/2020

Mercedes-Benz e DAF prolongam paradas

Imagem ilustrativa da notícia: Mercedes-Benz e DAF prolongam paradas
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – O retorno ao trabalho dos funcionários da DAF em Ponta Grossa, PR, previsto para a segunda-feira, 6, foi adiado por, pelo menos, duas semanas.  A Mercedes-Benz tomou atitude semelhante em suas quatro unidades brasileiras – Campinas, Iracemápolis e São Bernardo do Campo, SP, e Juiz de Fora, MG – e seus trabalhadores só retornam às linhas após o feriado do Dia do Trabalho. Por enquanto a medida utilizada por ambas as empresas é a de férias coletivas.

 

Mas a Mercedes-Benz, em comunicado, anunciou que sentará à mesa com os sindicatos para buscar alternativas:

 

“O atual cenário traz grandes preocupações com nossos colaboradores e também, como não poderia deixar de ser, com a saúde financeira da empresa. Nesse contexto iniciaremos um processo de negociação com os sindicatos a fim de definir alternativas de gestão de mão de obra que possibilitem ajustar nossos atuais custos e volumes de produção à atual realidade”.

 

No caso da DAF a parada é uma ordem da matriz: todas as fábricas do Grupo Paccar seguem fechadas. Em comunicado global a companhia admite impacto nos resultados financeiros, mas revela possuir situação confortável de caixa:

 

“O caixa para manufatura e os títulos negociáveis significavam US$ 4,3 bilhões no fim de março. A companhia também tem acesso a linhas de crédito existentes de US$ 3 bilhões”.

 

Foto: Divulgação.