Foton começa a montar caminhões na Gefco em Guaíba

Imagem ilustrativa da notícia: Foton começa a montar caminhões na Gefco em Guaíba
Foto Jornalista Redação AutoData

Por Redação AutoData

CompartilheMontadora
16/04/2020

São Paulo – Os primeiros caminhões Foton começaram a sair, em série, da linha de montagem instalada na Gefco, em Guaíba, RS, no terreno ao lado onde a companhia planeja construir sua fábrica local. Um modelo do segmento leve, da família Minitruck, de 3,5 toneladas, foi o primeiro caminhão desta nova linha de montagem.

 

Até o ano passado os caminhões Foton made in Brazil eram produzidos na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS. Com a entrada de capital chinês no negócio – que antes era tocado por uma empresa brasileira, a Foton Aumark – decidiu-se levar a produção para mais perto da futura unidade produtiva, em construção.

 

O Minitruck saiu de uma linha de montagem ainda provisória. Um novo pavilhão industrial está sendo construído pela Gefco, no mesmo terreno, com previsão de conclusão até o fim do ano e capacidade para montar cem veículos por mês. Segundo o diretor industrial Leandro Gedanken “a produção dos caminhões em Guaíba, onde em breve haverá a fábrica, ajudará a desenvolver de maneira mais eficiente os fornecedores locais”.

 

Boa parte do conteúdo, contudo, segue importado da China. Em nota o executivo afirmou que “a produção é complementada com peças nacionais”. O ritmo também é lento, por enquanto, por causa da pandemia da covid-19: “Estruturamos uma linha enxuta, mas altamente produtiva e flexível para ser capaz de responder prontamente a aumentos de demanda”.

 

A linha segue ativa e é a única a montar caminhões, no Brasil, no momento. Segundo a Foton “todas as recomendações de cuidados com a saúde preconizadas pela Organização Mundial de Saúde no combate à covid-19” estão sendo respeitadas.

 

Foto: divulgação.