BMW abre sua loja de carros no Instagram

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Foto Jornalista  Caio Bednarski

Por Caio Bednarski

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06/05/2020

São Paulo – De olho nos 530 mil seguidores a BMW inaugurou em seu perfil no Instagram uma loja virtual. De início estão disponíveis cinco modelos: 118i Sport GP, 218i Sport GP, 320i Sport X1,  sDrive20i GP e X2 sDrive18i GP. Ao clicar no ícone de uma sacolinha no perfil, o seguidor tem a possibilidade de iniciar a negociação – que segue depois nos moldes tradicionais, com o contato de um vendedor de concessionária.

 

Segundo o chefe de marketing da BMW do Brasil, Jorge Júnior, a aposta é nos clientes mais jovens, o que justifica os modelos escolhidos para começar a sua loja na rede social. “No futuro a intenção é ter todos os modelos disponíveis. Faremos ações e divulgação sobre cada veículo novo que chegue à plataforma, até porque o aplicativo é usado por pessoas de diversas faixas etária”.

 

Da primeira conversa até o lançamento, na terça-feira, 5, passaram-se três semanas, prazo considerado muito curto pelo executivo. Júnior lembrou que a novidade é uma alternativa para a empresa continuar se relacionando com os consumidores interessados em comprar um veículo durante esse período de pandemia, que faz com que as pessoas fiquem em casa e a rede de concessionárias permaneça fechada. 

 

Mas a BMW terá alguns desafios para conquistar seus clientes nesse novo canal de vendas: um deles é a própria novidade. Os clientes ainda não têm o hábito de fazer compras online, por ser um bem de alto valor agregado e que envolve razão e emoção na hora da aquisição: "O cliente gosta de ir na concessionária ver o carro, o interior e os materiais usados, conversar sobre as tecnologias. Mas agora o cenário mudou por causa da pandemia".

 

Os clientes que acessarem a loja conhecerão os pormenores de cada modelo e, caso tenham interesse, deverão enviar proposta de compra para um concessionário de sua escolha e aguardar o contato de um vendedor para dar continuidade ao processo de compra.

 

Jorge Júnior estimou prazo de um a dois dias para o contato, mas a BMW trabalha para reduzi-lo: "Estamos conversando com toda a rede para que este contato seja feito de forma cada vez mais rápida. No futuro queremos atender aos clientes pouco tempo depois de enviarem a proposta. Os concessionários precisam entender que o digital chegou para ficar e que a mentalidade deles já está mudando".

 

Os revendedores da BMW que estão com as lojas abertas também criaram alternativas online durante a pandemia, como a apresentação à distância de modelos nos quais os clientes tem interesse. 

 

Durante maio a BMW terá condições especiais na loja do Instagram, como as três primeiras parcelas pagas e três anos de revisão sem custos.

 

Foto: Divulgação.