São Paulo – As fábricas voltaram a produzir, as concessionárias reabriram as portas nos principais mercados mas ainda falta um ingrediente importante para que as vendas de veículos voltem a crescer: o cliente. Segundo a Anfavea a média diária de licenciamentos até a segunda quinzena de março, o antigo normal, era 12 mil unidades, volume que caiu para pouco mais de 4 mil nos primeiros dias de junho. Há ainda um grande clima de incerteza e as projeções apontam para baixo – a própria entidade estima queda de 40% nos emplacamentos em 2020, comparados com 2019. A solução, portanto, é atrair a clientela de volta às lojas e nada melhor do que ofertas e condições especiais.
Impossibilitados de praticar descontos generosos por causa da pressão nos custos geradas pelo aumento no dólar – que provoca reação oposta, de elevação nos preços dos veículos – as fabricantes de veículos buscaram ajuda junto a seus braços financeiros para desenhar as ofertas. De cara o grande atrativo, praticado por diversas marcas, é a postergação do pagamento: a primeira parcela só em 2021.
Ainda na pandemia Fiat e Jeep lançaram essa promoção, seguidas por Hyundai, Volkswagen, Peugeot, Citroën, Nissan, Mitsubishi, Toyota e Caoa Chery. A Ford deu noventa dias de carência para a primeira parcela e cobrará apenas 50% em 2021. No segmento de comerciais leves estão com ofertas Citroën, Iveco e Renault – esta, para automóveis, faz preço de nota fiscal de fábrica. Tudo para chamar o consumidor para a concessionária ou para seu site.
Raphael Galante, consultor na Oikonomia Consultoria Automotiva, não acredita na manutenção dessa tendência no longo prazo. Segundo ele a operação não é sustentável mas pode trazer resultados positivos no momento: “Existe uma demanda daqueles clientes que pretendem comprar o seu veículo e aproveitam esse momento para buscar uma negociação melhor".
O consultor disse que existe também a necessidade das montadoras abrirem espaços em seus estoques para lançar versões com ano/modelo 2021: "Sempre que uma montadora precisa desovar um determinado veículo ou versão ela reduz o preço. Mesmo assim para ela é vantajoso, porque a redução é menor do que os custos com a manutenção do estoque".
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