São Paulo – Das 550 unidades reservadas do Volvo XC40 na versão T5 Plug-In Hybrid R-Design, da Bélgica para o mercado brasileiro, 250 foram vendidas durante o período de pré-venda. Sinal de que o público que procura um SUV premium de entrada tem interesse em versões eletrificadas, o que justifica as ambições da Volvo Cars com o híbrido plug-in: representar 30% das vendas da gama XC40 em 2021, ou 1 mil unidades.
Com a chegada do modelo, apresentado na terça-feira, 16, a R$ 246 mil — preço já reajustado comparado com relação à pré-venda –, a Volvo Cars completa seu portfólio de SUVs eletrificados no Brasil. E dá o passo decisivo para o plano de oferecer apenas veículos híbridos ou elétricos em seu portfólio, abandonando a importação dos modelos com motor a combustão, já no ano que vem.
Segundo o diretor geral de operações e inovação, João Oliveira, o lançamento traz mais uma novidade: a primeira ação de vendas online e offline, para atender todo o tipo de público. Agora é possível comprar um carro Volvo de maneira 100% digital ou indo até uma concessionária — considerando as regiões que já liberaram o funcionamento das revendas. Os pormenores dessa ação serão revelados na semana que vem.
A motorização T5 também é inédita no País. Combina um motor elétrico de 82 cv com um 1.5 turbo a combustão de 180 cv que, juntos, geram 262 cv de potência para o modelo. No modo elétrico a autonomia é de até 47 quilômetros – no total, o SUV pode rodar até 800 quilômetros com um tanque e uma carga, segundo André Bassetto, diretor de produtor e costumer service para América do Sul, que lembrou que isso depende do modo de condução de cada motorista.
O XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design é a nova opção topo de linha do modelo. Oferece câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem, teto solar elétrico panorâmico, bancos em couro, kit multimídia com tela vertical de nove polegadas, rodas aro 20, quatro modos de condução, faróis full led, piloto automático adaptativo, assistente de leitura de faixa, sistema de frenagem automático quando o veículo detecta uma possível colisão, alerta de ponto cego e carregador de celular por indução.
De janeiro a maio a Volvo Cars vendeu 2,1 mil veículos, queda de 28,7% ante igual período do ano passado, de acordo com os dados da Abeifa. Antes da pandemia Oliveira projetava vender dez mil unidades este ano, contra oito mil em 2019. Agora o executivo preferiu não revelar as expectativas diante do atual cenário, lembrando da situação complicada do segmento de importados: "Mas ainda queremos que 43% das nossas vendas totais sejam de modelos eletrificados".
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