São Paulo – O alvo da Fiat ao turbinar o portfólio da picape Strada, cuja segunda geração já chegou às concessionárias a partir de R$ 63,6 mil, são os clientes que usam o comercial leve para lazer. O diretor da marca, Herlander Zola, projeta que a maior parte do aumento de 20% nas vendas colocado como meta pela empresa virá destes consumidores.
“Acreditamos que a participação do público de lazer subirá de 5% do total de vendas da Strada para 25%, especialmente da versão Volcano e da Freedom com cabine dupla”, disse o executivo em apresentação pela internet a jornalistas. “Agregamos conteúdo adequado a quem faz uso da picape para o lazer.”
Volcano e Freedom são, respectivamente, as versões topo de linha e a imediatamente abaixo da nova geração da Strada. As versões seguem, agora, a nomenclatura adotada na Toro, picape de um segmento acima – a Fiat não esconde que foi usada como inspiração no desenho de seu mais recente lançamento.
A Strada passa a oferecer na carroceria com cabine dupla quatro portas, em vez de três da geração anterior. O catálogo foi recheado de itens de segurança e, especialmente, conforto e entretenimento, como a nova geração da central multimídia Uconnect, desenvolvimento com selo da engenharia local. Manuseio mais intuitivo e pareamento com smartphones sem necessidade de fio foram algumas das premissas usadas pela equipe durante sua concepção.
O resultado são três versões e cinco opções de catálogos: Endurance com cabine simples – agora cabine chamada cabine plus, por oferecer mais espaço aos ocupantes – e dupla, por R$ 63,6 mil e R$ 75 mil, Freedom cabine simples e dupla, R$ 69,5 mil e R$ 78 mil, e Volcano, R$ 80 mil. Há pacote de opcionais em todas, sobretudo da central multimídia – que não é de série em nenhuma versão.
“Mantivemos na Endurance cabine plus o preço da nossa versão mais vendida para trabalho, a Hard Working. Ela segue em linha, mas com uma redução de R$ 2 mil no preço e será a Strada de entrada.”
A Fiat mantém, portanto, um dos olhos direcionados ao público que usa a picape para o trabalho – pequenos comerciantes, agricultores e empresários, ainda os maiores clientes da Strada. Por isso a questão do preço de tabela anunciado não tem tanta importância, pois estes clientes costumam fazer a negociação direta e obtêm descontos na hora da compra.
De janeiro a maio foram comercializadas 19 mil Strada, volume que coloca a picape como a mais vendida do Brasil. Zola comentou que o objetivo é elevar em pelo menos 20% este volume: “Queremos, ainda em 2020, vender 30 mil unidades da Nova Strada”.
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