São Paulo – Como adiantado com exclusividade pela Agência AutoData em fevereiro, a negociação para a venda das empresas que compõem o Grupo Disal, formada pela administradora de consórcio, pela empresa de serviços de tecnologia e pela corretora de seguros, segue em curso acelerado e deve ser definida antes do fim do ano, segundo informações que circulam no mercado. Na disputa estão o Banco Itaú, a Movida e a Prisma Capital, fundo de investimentos especializado em private equity.
As propostas foram entregues no fim de junho e, apesar do peso financeiro poder favorecer ao Itaú, fonte próxima à negociação aposta que caberá à Movida arrematar a compra, abrindo um novo braço dentro do extenso portfólio de atividade para a JSL, que adquiriu a locadora em 2013 – a JSL integra o Grupo Júlio Simões.
Nos bastidores, de acordo com outra fonte conhecedora dos fatos, existe a movimentação de um grupo de acionistas minoritários descontente com a decisão de vender as empresas, em especial a Consórcio, que segundo informações do Banco Central somava 178 mil 767 cotas ativas em março e que sempre rendeu excelentes dividendos anuais.
Não se pode negar que a negociação das empresas seria um reforço financeiro aos cofres dos concessionários associados, muitos dos quais com o caixa baixo depois da acentuada queda na comercialização de veículos diante da pandemia da covid-19 e, antes, pela escalada de recuperação pós-crise.
Procurada pela reportagem a assessoria da Assobrav, detentora de 38% das cotas referentes às empresas que integram o Grupo Disal, disse que não há novidades a respeito da venda de seu ativo.
O Banco Itaú informou que não faria comentários a respeito de seu suposto interesse pela Disal.
A Movida enviou nota na qual afirma que “a informação não é verdadeira. A Movida não está interessada no processo de aquisição da operadora de consórcios Disal” – mesmo tendo participado de videoconferência com dirigentes do Grupo Disal na segunda-feira, 29 de junho, exatamente para tratar deste assunto.
Com a Prisma Capital não conseguimos contato.
* ESPECIAL PARA A AGÊNCIA AUTODATA
Foto: mindandi/freepik.