São Paulo – A Voltz Motors investe R$ 1,5 milhão para instalar uma linha de produção de motocicletas elétricas em Manaus, AM, onde está concentrada a produção de modelos de duas rodas no Brasil. As aprovações junto aos órgãos locais foram obtidas no fim de maio e as obras estão em curso para começar, a partir de 2021, a produzir a scooter elétrica EV1, primeiro modelo da empresa que estreou no mercado brasileiro no fim do ano passado.
Nos próximos meses o CEO Renato Villar começará a negociar com fornecedores: “Para produzir na Zona Franca de Manaus precisamos cumprir uma série de operações, então vamos comprar alguns itens aqui. Itens como manetes, manoplas, discos e pastilhas de freio. Mas os de maior custo, como baterias e motor, seguiremos importando”.
Atualmente todos os componentes são importados da China e montados em um espaço em Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana de Recife. A Capital pernambucana é a sede da Voltz, uma ideia que surgiu com Villar em 2017. Ele trabalha com importação e distribuição de peças para motocicletas e, ao analisar o mercado, notou um aumento na demanda por peças de scooters. Logo percebeu que havia espaço para modelos elétricos no Brasil.
“Abrimos um showroom em Recife em novembro de 2019 e agora temos seis abertos, a maioria na região Nordeste. Antes da pandemia tínhamos dezessete contratos assinados para novos showrooms, agora são 45. No fim de agosto inauguraremos nossa loja flagship em São Paulo, quando lançaremos um novo modelo.”
Este novo modelo será a EVS1, motocicleta do segmento street, o mais volumoso do mercado brasileiro. Apesar da expansão de showrooms toda a venda dos modelos Voltz Motors é feita online – incluindo a entrega, na casa do cliente. A operação logística é complicada, admite Villar: “Algumas empresas vieram nos procurar, mas o transporte de um produto de 140 quilos assusta. O principal problema é que o consumidor fica ansioso para receber a moto, e o transporte até São Paulo, hoje, por exemplo, demora cerca de onze dias”.
Não há planos, porém, de mudar o padrão de negócio, mesmo com a chegada de novos modelos – além da street há outra scooter nos planos, que incluem todo um portfólio de motocicletas de diversos segmentos: “Quanto mais volume de vendas mais fácil ficará o transporte”.
A Voltz oferece suporte 24 horas para assistência técnica, por meio de um aplicativo. Oficinas foram credenciadas para fazer a manutenção e as peças são entregues por frete aéreo.
Desde o lançamento, em novembro, já foram vendidas mais de 1,1 mil unidades – a metade durante a pandemia, segundo Villar. Ele reconhece que oportunidades de negócio surgirão por causa da covid-19, uma vez que muita gente pretende trocar o transporte coletivo por um meio de locomoção individual. A EV1 custa R$ 9 mil e tem autonomia de 60 quilômetros – cada carga, de quatro horas, custa menos de R$ 1, de acordo Renato Villar.
Seu objetivo é chegar ao fim do ano com cerca de 6 mil unidades vendidas, scooter e street, que chega ao mercado em agosto. De início a fábrica em Manaus terá capacidade para montar 8 mil unidades por ano, mas já há planos para expandir para 22 mil/ano.
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