São Paulo — A Marcopolo apresentou o Attivi Express, seu novo modelo de carroceria urbana articulada desenvolvida para operar com chassis 100% elétricos em corredores e sistemas de mobilidade de médias e grandes cidades. O projeto, em fase final de desenvolvimento usará chassis elétricos da BYD e será aplicado no Projeto Linha Verde de São José dos Campos, SP.
O Attivi Express Articulado equipado com chassi D11B, da BYD, usa baterias de fosfato de ferro lítio e terá autonomia de até 250 quilômetros, com capacidade para transportar até 168 passageiros, sessenta sentados. O ônibus 100% elétrico também conta com tecnologias avançadas, como o uso de sistema de seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior e eliminam eventuais pontos cegos, substituindo os espelhos retrovisores.
Outros itens de série são o sistema de entretenimento para os passageiros com dois monitores de 15,6 polegadas, quatro câmeras internas de monitoramento, iluminação externa full led, portas com sistema antiesmagamento, poltronas com entrada USB e soluções de biossegurança.
Rodrigo Pikussa, diretor do negócio ônibus da Marcopolo, disse que o desenvolvimento do Attivi Express foi realizado em tempo recorde e os testes de homologação deverão começar até dezembro. O executivo acredita que a adoção de veículos com tecnologia limpa na mobilidade urbana crescerá de forma mais rápida e, por isso, a empresa aposta há alguns anos no desenvolvimento de soluções para esse segmento.
A parceria com o projeto Linha Verde prevê a entrega de doze ônibus a partir de março de 2021.
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