São Paulo – Nos últimos dois meses, junho e julho, em meio à pandemia, mais de 38% dos automóveis vendidos no mercado brasileiro foram SUVs. No acumulado do ano três de cada dez licenciamentos foram de utilitários esportivos, segundo a Fenabrave. Não é à toa que o segmento é o que mais ganhou novidades este ano – a última na ponta final, os SUVs grandes, de luxo, com capacidade para transportar sete pessoas.
O Caoa Chery Tiggo 8 é o primeiro SUV produzido no Brasil a oferecer três fileiras de bancos. Eles representam em torno de 5% das vendas de SUVs, segundo a empresa. Sai das linhas da fábrica da Caoa em Anápolis, GO, para concorrer, segundo o gerente de marketing de produto, Henrique Sampaio, com os importados Tiguan Allspace e Mitsubishi Outlander. E com meta de trezentas unidades vendidas por mês – ou mais: se precisar a companhia dobra a produção em Goiás.
O pênalti fica com relação ao motor Acteco 1.6 turbo com injeção direta que, embora inédito no mercado nacional, só pode ser abastecido com gasolina. O gerente de engenharia Fernando Mendonça justificou: “Obtivemos bons resultados no consumo com gasolina e não vimos a necessidade de desenvolver, agora, um motor flex”.
Nas contas da Caoa Chery o motor acoplado à transmissão automática de sete velocidades faz 9,8 quilômetros por litro na cidade e 12 km/l na estrada. A outra opção, de acordo com Mendonça, seria o 2.0, cujo consumo seria mais elevado – até porque o porte do carro é grande: são 4 m 70 de comprimento, com 2 m 70 de entreeixos e 1 m 70 de altura.
O Tiggo 8 carrega, também, tecnologia. A segurança é composta por sistemas de tração, estabilidade, monitoramento de ponto cego, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de descida e seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina.
Uma tela de 10 polegadas de alta definição é a interface com o sistema multimídia, compatível com Apple CarPlay e, por espelhamento, por Android. Câmera 360 graus facilita as manobras. O painel é mostrado em outra tela, de 12,3 polegadas, que traz todas as informações de condução ao motorista. O ar-condicionado dual zone é controlado por outra tela touchscreen, de 8 polegadas, colocada no console central – que ainda oferece sistema de carregamento de celular por indução.
Ainda por razão de isolamento social provocado pela pandemia da covid-19 a reportagem não teve acesso ao veículo, que foi apresentado por meio de transmissão online. Nela Sampaio acomodou-se na terceira fileira de bancos e alegou estar confortável. Ele também colocou uma dúzia de malas no porta-malas, mas com a última fileira de banco rebatida.
A Caoa Chery colocou no Tiggo 8 também algumas tecnologias facilitadoras ligadas à chave presencial. Ela trava e destrava as portas apenas posicionando as mãos na maçaneta ou ao afastar-se e aproximar-se do carro. O porta-malas também abre por aproximação. Há ainda um sistema de iluminação interno por led.
O Tiggo 8 começa a chegar nas concessionárias Caoa Chery na quinta-feira, 13, em versão única. As primeiras unidades terão preço promocional de R$ 156,9 mil. Depois o modelo será vendido por R$ 168,6 mil.
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