São Paulo – Nas próximas semanas as concessionárias Toyota no Brasil começam a receber as primeiras unidades da Hilux 2021, produzidas em Zárate, Argentina. A picape média mais vendida do mercado brasileiro – até outubro foram 26 mil unidades, 6 mil a mais do que a Chevrolet S10, vice-líder do segmento – recebeu algumas alterações visuais com relação à versão anterior mas a grande alteração está dentro do capô, com um motor diesel mais potente, e na proteção ao condutor e passageiros, que contam com itens que a tornaram mais segura.
Por fora nota-se as mudanças nos faróis dianteiros, grade e para-choques. Por dentro um equipamento de áudio agora integrado ao painel de instrumentos e um sistema de infotainment com tela de 8 polegadas sensível ao toque – mas só para as versões cabine dupla.
O motor 2.8 diesel ganhou 15% de potência: agora tem 204 cv, ante 177 cv na calibragem anterior. As versões flex mantêm o 2.7 Dual VVT-i de 16v, de 163 cv – e a Toyota garantiu que houve melhora de 4% no consumo graças à reconfiguração do conversor de torque do câmbio automático e na alteração do design dos pistões.
No quesito segurança a principal atração está disponível apenas para as versões topo de linha SRX, só para quem abastece a picape com diesel: o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que estreou no Corolla. Traz PCS, sistema de pré-colisão frontal, LDA, sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida, e ACC, controle de cruzeiro adaptativo. Um radar e uma câmara trabalham em conjunto para fazer o sistema funcionar.
As Hilux estão disponíveis nas cores vermelho, preto, prata, branco e branco perolizado. São três versões flex, de R$ 145,4 mil a R$ 169,8 mil, e seis diesel, de R$ 164,8 mil a R$ 242 mil.
A picape é o modelo de melhor desempenho dentre os Toyota na região América Latina e Caribe, respondendo por cerca de 30% das 400 mil unidades comercializadas na região no ano passado. Para 2021 a expectativa de Rafael Chang, presidente da Toyota Brasil, é a de vender 42,5 mil unidades da picape por aqui, o principal destino das Hilux produzidas em Zárate, que entrega 140 mil unidades por ano à região.
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