São Paulo – A demanda para atender às novas necessidades de transportes diante das regras de distanciamento social provocadas pela covid-19 na retomada das operações da indústria movimentou o segmento de fretamento, o único dentro do mercado de ônibus a apresentar crescimento de janeiro a outubro de 2020 diante do mesmo período do ano passado. Cálculos apresentados por Walter Barbosa, diretor de marketing ônibus da Mercedes-Benz, apontam alta de 24% nos licenciamentos do segmento, ante uma queda de 34% do mercado em geral.
“A pandemia gerou mais oportunidades para as empresas de fretamento, pois há mais demanda por ônibus que andam com a metade da ocupação para atender aos protocolos sanitários. Sabemos que é um ano atípico, pois com a chegada da vacina o mercado deverá se reajustar.”
A Mercedes-Benz, que lidera o mercado brasileiro de ônibus, também é a principal fornecedora para fretamento: dos 1,2 mil chassis vendidos até outubro 57% foram M-B, ampliando fatia que era de 52% no ano passado.
Os demais segmentos acompanham a queda do mercado: o urbano sofreu mais, recuo de 40%, o rodoviário teve baixa de 38% e o de micros viveu queda de 36%. Há expectativa de mais demanda por modelos para o programa Caminho da Escola até o fim do ano, segundo Barbosa, mas nada que o faça alterar de forma significativa sua projeção para vendas de ônibus no ano:
“Deveremos fechar o ano com 13,5 mil a 13,7 mil licenciamentos de ônibus. No começo do ano as nossas projeções apontavam 23 mil unidades”.
Foto: Divulgação.