São Paulo – Num dia de janeiro do ano passado a Mercedes-Benz parou toda a sua operação em São Bernardo do Campo, SP, para receber seus principais clientes e ouvir, deles, críticas e sugestões. Um fruto dessa ação, o Dia D Cliente, que envolveu todas as áreas e também a rede de concessionários, foi apresentado na quarta-feira, 18: o primeiro chassi de ônibus desenvolvido para cliente que faz operação de fretamento, o OF 1621.
Foi uma demanda das empresas que fazem fretamento, especialmente o transporte de trabalhadores de indústrias. Para atender às suas necessidades as implementadoras precisavam adaptar chassis urbanos, especialmente, que são mais robustos, uma vez que um ônibus urbano chega a transportar até o dobro de pessoas de um fretado, que oferece capacidade máxima para 48 passageiros. Essa adaptação incluía inclusive o corte de parte do chassi, desperdiçando material.
O OF 1621 é equipado com o motor OM 924 LA de 208 cv e a transmissão G85, já conhecidos dos clientes Mercedes-Benz. Tem 16,5 toneladas de PBT e pode receber carroçarias de até 12 m 55 de comprimento, com até 48 assentos. As principais mudanças foram aplicadas nos balanços dianteiro e traseiro, mais curtos do que o chassi convencional, que proporcionam melhor ângulo de saída e facilitam a vida dos encarroçadores, que conseguem adaptar o bagageiro passante na parte traseira.
As longarinas que compõem o entre-eixo de 5 m 95 receberam os tanques de ar que ficavam na parte traseira, solução pensada de forma a dispensar o seu corte pelos encarroçadores, segundo o engenheiro Orlando Zibini: “O desenvolvimento foi pensado para evitar o retrabalho: é chegar e encarroçar, quase um plug and play”.
Por evitar retrabalho e desperdício de materiais o chassi ficou até 5% mais barato do que um convencional que era, antes, usado pelos operadores de fretamento. Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus, calculou que a economia deverá ser semelhante para o encarroçador, que também precisará de menos tempo para implementar a carroçaria.
A Rimatur Transportes, de Curitiba, PR, participou do processo de desenvolvimento e já adquiriu seu primeiro OF 1621, já implementado pela Marcopolo. Segundo Barbosa outros clientes já fizeram consultas e novas encomendas deverão chegar nos próximos dias: “Entregaremos as primeiras unidades em janeiro do ano que vem”.
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