São Paulo – Os brasileiros estão esperando as ofertas da Black Friday para comprar um automóvel. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Google Brasil, apresentada a Agência AutoData pelo seu head de negócios para a indústria de mobilidade, Gustavo Pena: 72% dos entrevistados que possuem interesse em comprar carro ainda em 2020, novo ou usado, estão esperando a sexta-feira, 27 de novembro, para tomar a decisão.
Destes, 27% disseram que ações com descontos nos preços serão fator decisivo para definir a aquisição na data. Outros 26% afirmaram que nunca tinham pensado em comprar um carro durante a Black Friday, mas, em 2020, esperarão a data para conferir os descontos.
As ofertas e os benefícios que as empresas fabricantes de veículos e suas concessionárias oferecerão na Black Friday, assim como o trabalho que será feito para divulgar e comunicar os clientes sobre condições diferenciadas, também serão relevantes para transformar o desejo em compra, segundo Pena. A Google acredita que, esse ano, as compras serão motivadas por boas oportunidades, não só pela vontade de consumir.
Para Pena as pesquisas mostram que os motivos que levam os consumidores a adquirir veículos estão mudando. Ele aponta alguns fatores relevantes em 2020: a digitalização está acelerando o desejo de compra, fazendo com que os consumidores conheçam os produtos de maneira online, o que reduz a jornada de compra:
"Hoje vemos que o consumidor demora menos de um mês para finalizar a sua jornada, desde o primeiro contato online até a aquisição. No passado esse prazo chegou a ser de três meses".
Outro ponto importante avaliado pela pesquisa é que parte dos entrevistados quer comprar um carro para viajar mais pelo País e outros alimentam o desejo de adquirir o seu carro dos sonhos ainda este ano. Os juros mais baixos e o maior acesso ao crédito também ajudam a motivar os consumidores, pois o segundo maior motivo de o brasileiro tomar crédito é para aquisição de automóvel ou imóvel.
Fotos: Freepik e Divulgação.