São Paulo – A um mês do fechamento de 2020 o ranking brasileiro de marcas de automóveis e comerciais leves segue indefinido, embora ainda sem grandes mudanças nas três primeiras posições: por mais um ano a Chevrolet, da General Motors, mantém a liderança do mercado brasileiro, seguida pela Volkswagen e Fiat, na ordem.
Mas a distância da líder para a vice-líder, que há um ano superava os 2 pontos porcentuais, foi reduzida a 0,4 pp. Ao fim de novembro apenas 6 mil unidades distanciavam a GM da Volkswagen – e trata-se de um respiro da líder, pois essa diferença chegou a ser inferior a 2 mil unidades, ou 0,1 pp, em setembro.
Em um ano a Volkswagen ganhou 1,4 ponto e a GM perdeu 0,5 pp. Enquanto brigavam pela liderança acompanhavam, no retrovisor, a aproximação da Fiat, que subiu 2,6 pontos nos últimos doze meses e agora está encostada na VW, com 0,5 ponto de participação de diferença. Ou pouco menos de 8 mil unidades.
O desempenho dos últimos meses projeta briga acirrada em 2021 – e, por que não?, em dezembro. A Fiat liderou setembro, outubro e novembro e pode surpreender no fechamento do ano e superar a VW. Esta, por sua vez, também tem condições de desbancar a líder, apesar dos resultados do último mês, em que a GM ampliou a distância.
Da quarta à sétima posição a disputa também segue boa. A Hyundai saltou da sétima, em 2019, para a quarta ao somar mais 0,7 ponto porcentual à sua participação de mercado. Superou a Ford, que perdeu 1,1 ponto, a Toyota, que perdeu 1 ponto, e a Renault, antes quarta e agora sétima por registrar 46% de queda nas vendas e 2,2 pp a menos.
A Jeep consolidou a oitava posição e acumulou mais 0,7 0 pp de market share, deixando para trás a Honda. que reduziu a sua participação em 0,6 pp. Completa o ranking das dez mais vendidas a Nissan, com 3,2% de participação, redução de 0,4 pp com relação ao período de janeiro a novembro de 2019.
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