São Paulo – O ritmo das linhas de produção da Caoa Chery em Anápolis, GO, e em Jacareí, SP, deverá acelerar 70% no ano que vem, quando a empresa pretende consolidar seus recentes lançamentos, promover atualizações de modelos em linha e trazer novidades para o consumidor brasileiro. Seu CEO, Marcio Alfonso, almeja conquistar 1,5% de participação de mercado em 2021, com 34 mil automóveis comercializados.
É o pontapé inicial da Fase 3 do negócio Caoa Chery no mercado brasileiro, iniciada em 2018 quando a Caoa comprou 50% da Chery por aqui e assumiu a operação e a produção em Jacareí. Na Fase 3, segundo Alfonso, estão previstos o lançamento de uma nova marca de luxo, a Exeed, e a produção de modelos eletrificados em suas duas fábricas, ambos ainda sem data confirmada.
A pandemia acabou atrasando o crescimento da Caoa Chery no mercado brasileiro, embora, agora, a projeção seja a de empatar em volume de vendas com o ano passado, com 20,2 mil unidades: “Estamos rodando nos últimos três meses no ritmo planejado, de antes da pandemia, para o ano”.
A empresa está na décima-primeira posição do ranking de automóveis e comerciais leves, com cerca de 1% de participação, tanto em novembro como no acumulado do ano. O objetivo é saltar para 1,5% em 2020 e, até 2023, ocupar um dos primeiros dez degraus do ranking: “20 mil unidades vendidas pode parecer um volume baixo, mas é um resultado bem expressivo diante das circunstâncias”.
As circunstâncias citadas por Alfonso são as geradas pela pandemia da covid-19. Embora tenha mantido o cronograma de lançamentos a Caoa Chery atrasou a inauguração de algumas lojas, até porque havia as questões de restrições de abertura e de circulação por causa do novo coronavírus. Ainda assim a rede saltou de 101 lojas no fim do ano passado para 115 para agora. No ano que vem a meta é chegar a 150.
“Outros grupos estão procurando a Caoa para entrar no negócio. É o oposto do que fazíamos antes do lançamento, quando precisávamos procurar grupos empresariais para convencê-los a investir. Agora eles sabem que é um bom investimento.”
Dos lançamentos de 2020 destaque para o Tiggo 8, o SUV de sete lugares topo de linha. Inicialmente a programação previa a produção de 300 unidades/mês, dobrando após alguns meses. Por causa da alta demanda e da fila de espera as linhas de Anápolis já estão produzindo 800 carros/mês. Mauro Correia, presidente da Caoa, lembrou que recentemente a milésima unidade do modelo foi entregue a um cliente: “Na semana passada produzimos a de número 2 mil. A intenção é que em janeiro a fila de espera pelo Tiggo 8 acabe”.
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