São Paulo – A partir de janeiro a FCA ingressa no negócio de carros por assinatura com a Flua!, sua empresa de mobilidade que inicia as operações explorando o promissor segmento que já tem competidores fortes como locadoras, algumas seguradoras, startups e até velhas conhecidas da concorrência, como Caoa, Renault, Toyota e Volkswagen. Assim como as competidoras, que ainda tateiam o mercado em busca de respostas do público demandante, começará com uma operação piloto em 32 concessionárias, 28 em São Paulo e quatro no Paraná.
Quem está à frente da empreitada é Fábio Siracusa, que conta com suporte das redes Fiat e Jeep e do Banco Fidis, parceiros da FCA no projeto: “Demanda existe. Precisamos entender como melhor atender a esse consumidor e por isso começaremos com esse projeto piloto”.
A equipe da Flua! elencou cinco perfis potenciais de clientes: os jovens aspiracionais, antenados com novidades, os profissionais liberais, que não têm tempo a perder para pesquisar veículos, os pequenos empresários, que usam veículos para o trabalho e vida pessoal, os financistas, que enxergam no carro investimento – e na propriedade dinheiro parado – e um outro grupo que surgiu na pandemia, os que colocam saúde e segurança em primeiro lugar: “Estes haviam desistido do carro e se adaptaram à vida com aplicativos e transporte público. Mas agora buscam a segurança de ter seu próprio veículo, sem risco de aglomerações”.
A Flua! comprará os carros que os clientes escolherem e os locará em planos de 12, 24 ou 36 meses. Será flexível também a quilometragem contratada, com opções de 1 mil, 2 mil ou 3 mil km/mês. De início estarão disponíveis treze versões de Fiat Argo, Cronos, Doblô, Ducato, Fiorino, Grand Siena, Strada e Toro e quatro versões dos Jeep Compass e Renegade. O cliente personaliza cores, acessórios e opcionais no site, ao fazer a contratação.
“Ao longo de 2021 pretendemos ampliar o portfólio, assim como incluir mais cidades e opções”, disse Siracusa, que descartou planos com prazos mais curtos. “Nosso foco é a assinatura. Para aluguel por períodos menores as locadora atendem.”
O preço será divulgado mais próximo ao lançamento oficial da empresa, agendado para 15 de janeiro. O executivo prometeu valores competitivos, pagamento em boleto ou cartão, com mensalidade que inclui documentação, tributos, seguro, manutenção preventiva e assistência 24 horas. Toda a interação usuário-Flua! poderá ser feita por meio de aplicativo no smartphone.
Ao fim do contrato o cliente tem opção de fazer upgrade, novo plano ou comprar o automóvel a preço a ser definido. Caso recuse, os veículos serão oferecidos à rede, para vendê-los como seminovos.
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